9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Casa em Monsaraz entre os 21 projectos portugueses nomeados para prémio de arquitectura Mies van der Rohe

Dezanove projectos de arquitectura em Portugal, incluindo um de assinatura estrangeira, e dois de arquitectos portugueses construídos fora do país estão nomeados para o Prémio da União Europeia para Arquitectura Contemporânea Mies van der Rohe 2022 .

Entre os projetos nomeados está uma casa em Monsaraz, projeto do atelier Aires Mateus, pelas mãos de Francisco e Manuel Aires Mateus.

No total, conforme notícia avançada pelo Jornal Público, especialistas europeus independentes, associações nacionais de arquitectura e o comité consultivo do prémio nomearam 449 trabalhos de 279 cidades em 42 países..

Dos trabalhos nomeados, 19 foram construídos em Portugal. Dois foram ainda construídos fora de Portugal por três gabinetes de arquitectos portugueses: um trabalho de Álvaro Siza e Cor Arquitectos, em Gallarate (Itália), e um trabalho de Manuel Aires Mateus e Vincent Parreira em Clichy-sous-Bois, em França.

O Prêmio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe é o mais importante galardão da arquitetura europeia outorgado pela Fundação Mies van der Rohe, entidade com sede em Barcelona e criada em 1983.

O Prémio Mies van der Rohe foi ganho na sua primeira edição pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira, com o edifício Borges & Irmão, em  Vila do Conde 

Foto: Jornal Público

Populares