Imprimir esta página

Borba

Casa-Museu Interativa de Borba vai participar no encontro "O Poder dos Museus do Vinho” em S. João da Pesqueira!

Regional Escrito por  16 maio 2022

“O Poder dos Museus do Vinho” é o mote para um encontro no Museu do Vinho de São João da Pesqueira, que acolhe responsáveis de museus de outras regiões vitivinícolas do país, anunciou hoje a organização.

“O Conselho Internacional de Museus lança sempre um tema anual para a efeméride e este ano o tema é o poder dos museus e, sendo o nosso um museu de vinho, optámos por ser o ‘Poder dos Museus do Vinho’”, explicou a responsável pelo encontro.

Bárbara Matias disse à agência Lusa que, no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o Museu do Vinho de São João da Pesqueira, no distrito de Viseu e integrado na Região Demarcada do Douro, vai ser o anfitrião de outras regiões vitivinícolas do país.

“Somos museus um bocadinho diferentes, tendo em conta o tema. Por exemplo, é difícil trabalhar com crianças, temos de nos adaptar na forma como explicamos às crianças o mundo do vinho e queremos muito perceber o que fazem os outros museus”, assumiu.

Isto, porque, continuou, “muitas bem sabem o que é o vinho, mas sendo São João da Pesqueira o maior concelho produtor de Vinho do Porto, é importante que essa informação chegue às escolas, mas também é importante perceber como é que os outros o fazem”.

Neste sentido, esta responsável disse que, na tarde de quarta-feira, marcam presença responsáveis do Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, de Loures, do Museu do Vinho de Alcobaça, do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, de Ponte de Lima, e da Casa-Museu Interativa de Borba.

“São museus com graus de maturidade diferentes, são de regiões diferentes e todos têm histórias um bocadinho diferentes para contar e também era esse o nosso interesse, ou seja, a nossa realidade é muito diferente e a ideia também era essa para partilharmos experiências”, sublinhou.

A responsável adiantou ainda que São João da Pesqueira quer “saber como é que os outros museus do vinho estão a fazer para envolver as comunidades” no geral, tendo até em conta que “há alguns, por exemplo, que até o espaço alugam para vários eventos, como até casamentos”.

“Ou seja, não podemos olhar só a parte museológica, mas também a abertura à comunidade e à forma como se integram e interagem na comunidade” em que “o museu está inserido”, acrescentou.

Esta “é a primeira vez” que o Museu do Vinho de São João da Pesqueira acolhe estes congéneres, adiantou Bárbara Matias, que considerou a “diversidade das regiões representadas como uma mais-valia para o debate” sobre a temática.

O programa conta também com a presença do presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, com o diretor dos serviços técnicos do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Bento Amaral, e com o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins.

c/lusa