Castelo de Vide

Castelo de Castelo-de-vide conta com fim-de-semana recheado de animação

Regional 26 Jul. 2021

 

O concelho de Castelo de Vide vai ser palco de um conjunto de iniciativas culturais que, de 30 de Julho a 1 de Agosto, dão a conhecer diversos monumentos e sítios deste território norte-alentejano. A freguesia de Póvoas e Meadas recebe o concerto ao ar livre do Guitolão Trio, na noite de sexta-feira (21h30), naquele que promete ser um dos momentos altos da programação. António Eustáquio (guitolão), acompanhado por André Gaio Pereira (violino) e Fábio Palma (acordeão), apresenta Estação #60, o seu novo álbum de originais em Guitolão.

Natural de Portalegre e residente em Castelo de Vide, António Eustáquio considera o Alentejo o seu meio natural. Este reconhecido guitarrista e compositor, com notável carreira dentro e fora de Portugal, é um dos mais notáveis intérpretes da guitarra portuguesa, explorando as suas potencialidades expressivas como instrumento solista. Apresenta obras que exigem um enorme virtuosismo e rigor interpretativo, na busca de novos rumos para a guitarra portuguesa. O encontro do artista com o guitolão, do qual é actualmente um dos únicos proprietários, foi um momento definidor da sua carreira. Inspirado na guitarra portuguesa, o guitolão é um instrumento de grande extensão tímbrica que foi idealizado por Carlos Paredes e construído pelo mestre Gilberto Grácio, um luthier de excepção, conforme o comunicado de imprensa enviado à nossa redação.

A anteceder o concerto do Guitolão Trio, um outro espaço do concelho recebe o evento “De pequenino se torce o pepino: ser cidadão”. O evento, de cariz internacional, acontece ao final da tarde no Jardim Grande (Parque João José da Luz, 17h), em plena Castelo de Vide. Nas palavras das curadoras, Susana Bicho e Susana Moura, o objectivo “é celebrar a importância da biodiversidade e da diversidade cultural, que nos tornam mais ricos, através da Arte, com músicas do mundo e uma instalação colectiva de Land Art no Jardim Público de Castelo de Vide, na qual todos os pequenos cidadãos e as suas famílias podem participar”. O espectáculo musical, a cargo de Os Sabugueiros, consiste num concerto interactivo, repleto de histórias e de ritmos variados da World Music. Composto por músicos viajantes – oriundos de Itália, Argentina, Portugal e Líbano –, o ensemble Os Sabugueiros recria melodias vindas de várias regiões do mundo, confirmando a vocação cosmopolita e integradora desta aventura artística.

No sábado pela manhã (31 de Julho, 10h30), o programa propõe uma visita à recém-inaugurada Casa da Cidadania – Museu Salgueiro Maia. Aberto a 1 de Julho de 2021, data em que o capitão de Abril completaria 77 anos se fosse vivo, o museu conta a história deste filho de Castelo de Vide que, em 1974, instou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças militares. Entre o espólio, encontram-se peças tão icónicas como o megafone utilizado naquele dia ou a farda que envergava.

Ao aproximar da hora de almoço (12h), segue-se para o Jardim Ventura Porfírio (Rua do Outeirinho), onde a excelência da mesa norte-alentejana vai estar em destaque. A mostra gastronómica, sob a orientação de Susana Chaves, visa dar a conhecer as práticas e os produtos endógenos da região e sensibilizar para a divulgação e salvaguarda deste património material e imaterial.

Para além destas actividades, organizadas no âmbito do projecto “Onde a Vida Acontece”, em parceria com o Município, e todas de acesso livre, Castelo de Vide é ainda o palco do Festival Terras sem Sombra, em 31 de Julho e 1 de Agosto. Da programação destaca-se o concerto pelo agrupamento belga Utopia Ensemble, consagrado à polifonia dos séculos XVI e XVII, na igreja matriz de Santa Maria da Devesa, uma revisitação das memórias judaicas da vila e uma acção de sensibilização para a salvaguarda da biodiversidade na Serra de S. Mamede.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30