14.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Castelo de Vide: Governo autoriza mais de 900 mil euros para Casa Salgueiro Maia

O Governo autorizou a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) a reprogramar os encargos referentes à instalação da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide (Portalegre), num valor superior a 976 mil euros.

A secretária de Estado do Orçamento, Cláudia Joaquim, e a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira, autorizaram a reprogramação dos encargos no valor de 976.46 euros, através de uma portaria publicada hoje em Diário da República (DR).

“Fica a DRCA autorizada a proceder à reprogramação dos encargos relativos à instalação da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, no montante total de (euro) 976.465, com IVA incluído, na condição de ter financiamento europeu com candidatura aprovada e financiamento máximo nacional de (euro) 244.116,25, não devendo a comparticipação pública nacional ultrapassar uma taxa média de 25% do contrato”, pode ler-se no documento.

O presidente da câmara de Castelo de Vide, António Pita, explicou à agência Lusa que este valor agora autorizado pelo Governo é referente ao custo “de uma fase” do projeto, principalmente quanto à componente museológica.

“Esta portaria revela o custo de uma fase do museu, composto por várias fases, diferentes adjudicações e, esta adjudicação, é só para a parte museológica, para o edifício mãe”, disse.

António Pita informou que o projeto na globalidade conta com um investimento que “ronda os 3,5 milhões de euros”, e que, em contrapartida nacional será assegurada pelo município.

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, que está em contrução no castelo da vila, é um núcleo museológico que homenageia o capitão de Abril. Segundo o autarca, a inauguração deve realizar-se a 01 de julho.

 

Populares