17 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CCDR Alentejo assinou protocolo para a Agenda Regional da Economia Circular

No passado dia 31 de janeiro, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Roberto Grilo, assinou, na presença do Ministro do Ambiente um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental.

Este protocolo foi igualmente assinado pelos restantes Presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, estando prevista a atribuição de uma verba de 70 000 euros para 2018, para cada Região.

O Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC), aprovado por Resolução de Conselho de Ministros, de 23 de novembro de 2017, prevê o desenvolvimento de AGENDAS REGIONAIS, desenvolvidas pelas CCDR, nas quais deverão ser definidas as estratégias de transição e aceleração para a ECONOMIA CIRCULAR que melhor se adequam ao perfil socioeconómico de cada uma das regiões em causa.

O Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

As Agendas Regionais estão integradas no Plano de Ação para a Economia Circular, sendo que no caso do Alentejo, o processo de elaboração da mesma se encontra já numa fase muito adiantada, dado que começou há cerca de um ano, com a criação do Fórum para a Economia Circular do Alentejo (FECA), o qual reúne já mais de 70 parceiros públicos e privados, e 5 grupos de trabalho coordenados por diferentes entidades regionais e nacionais.

Já está a ser desenvolvido um conjunto alargado de projetos nesta área, que serão agregados no Laboratório de Economia Circular do Alentejo, que terá a sua sede física no Instituto Politécnico de Portalegre.

A assinatura deste Protocolo vem legitimar o trabalho que se tem vindo a desenvolver, nomeadamente no Alentejo, regulando os termos e condições de natureza técnica e operacional a promover entre o Fundo e as CCDR’S, com vista ao desenvolvimento de ações e iniciativas definidas e assumidas pelo conjunto de agentes governativos, económicos e sociais, regionais e locais.

Populares