Imprimir esta página

Alto Alentejo

CDU destrona PS e vence com maioria absoluta na Freguesia de Galveias (Ponte de Sor)

Regional 17 Jan. 2017

Fernanda Bacalhau, ganhou este domingo, 15 de Janeiro de 2017, as eleições intercalares para a presidência da Junta de Freguesia de Galveias, concelho de Ponte de Sor, liderando a lista da CDU.

A Freguesia de Galveias tem 1085 eleitores, dos quais a candidata da CDU recolheu 273 votos, assegurando a maioria absoluta, o PS arrecadou 228 votos e o Bloco de Esquerda com apenas 16. Verificou-se também 17 votos nulos e 13 em branco e uma notável taxa de abstenção situada nos 49,59%.

De notar que a renúncia do anterior executivo devido a um diferendo entre os mesmos e a Assembleia de Freguesia, disputa esta por causa de obras de remodelação a um prédio em Lisboa que pertence á Freguesia de Galveias, em que o executivo pretendia encontrar uma parceria para se efetuarem as obras enquanto a Assembleia entendia que deveria ser a Junta a cuidar do edifício. O Executivo, que suspendera a gestão da Junta de Freguesia foi quem assegurou a mesma desde Junho do ano passado até ao passado domingo, dia das eleições.

A Junta de Freguesia de Galveias é uma das mais ricas em património, com uma herança avaliada em mais de 50 milhões de euros, aglomera prédios rústicos e urbanos nos concelhos de Avis, Borba, Crato, Estremoz, Lisboa, ponte de Sor e Torres Vedras.

Com mais de 50 milhões de euros em património, o que faz com que esta Junta de Freguesia seja considerada uma das mais ricas nacionalmente.