6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CEBAL: Até junho deste ano foram candidatados mais de 1,5 milhões de euros em programas de financiamento nacionais e internacionais

A Assembleia Geral do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL) decorreu recentemente, onde foi apresentado o relatório de atividades e contas relativo a 2019.

Segundo a nota enviada à nossa emissora, no relatório do ano passado, destaca-se um maior investimento nos projetos em curso evidenciando no global um balanço ligeiramente superior a 2 milhões de euros, bem como um aumento significativo do resultado líquido do exercício.

Já no que respeita a indicadores de resultados das atividades técnico-científicas, destaca-se a execução de 20 projetos de investigação nas principais áreas de atuação, com destaque para a submissão de 12 novas candidaturas, publicação de 13 artigos científicos em revistas internacionais, 41 participações em congressos nacionais e internacionais, 2 teses de doutoramento e submissão de 6 pedidos de patente. Trabalho desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de 52 colaboradores, que inclui 11 Doutorados, 15 Bolseiros de Investigação, 8 alunos de Doutoramento, 4 alunos de Mestrado e Licenciatura, Gestores de Projetos, Administrativos e Estagiários.

Foi ainda salientado que, no primeiro semestre de 2020, apesar do contexto atual, o CEBAL não parou de trabalhar o presente, para projetar um futuro mais inovador. Até junho foram candidatados mais de 1,5 milhões de euros em diferentes programas de financiamento (nacionais e internacionais), foram apresentadas 4 candidaturas para bolsas individuais de Doutoramento e 4 candidaturas ao programa de Estímulo ao Emprego Científico Individual, ambos promovidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Foi também falado que o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia – edifício CEBAL, candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Beja, prevê o lançamento da empreitada para o segundo semestre de 2020. O novo edifício CEBAL permitirá a organização coletiva deste centro potenciando o trabalho em rede, a sua expansão e a partilha de conhecimento, para um Alentejo mais competitivo, mais atrativo, mais inovador e socialmente mais equilibrado. 

Populares