×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Avis

Centro de Arqueologia de Avis Comemora 10 Anos de Atividade

Regional 05 Mar. 2021

Inaugurado em 2011, o Centro de Arqueologia de Avis (CAA) veio dar resposta às exigências decorrentes da atividade arqueológica desenvolvida no concelho desde 2003.

Em nota enviada à nossa redação, o Município de Avis refere que o espaço, de cariz científico e cultural, reúne as condições para o desenvolvimento de um conjunto de ações ao nível da investigação, gestão, prevenção, divulgação e valorização do património arqueológico.

Dos trabalhos realizados destacam-se os projetos de investigação “Carta Arqueológica de Avis”, “Intervenção Arqueológica no sítio da Ladeira, Ervedal” e “Território e espaços de morte na pré-história recente. Contributo para o estudo do povoamento megalítico no concelho de Avis”, assim como o “Plano de gestão e valorização de sítios e monumentos arqueológicos” e a “Intervenção arqueológica no Mosteiro de São Bento de Avis”.

O CAA promove igualmente ações culturais, de promoção e divulgação do património arqueológico local, concretizadas através da organização de iniciativas diversas, que passam pela edição de publicações de carácter genérico e/ou turístico, como é o caso do boletim de arqueologia ou de folhetos informativos, a organização de discursos expositivos, a realização de visitas, organizadas ou ocasionais, a definição de roteiros ou a dinamização de informação disponibilizada online. A educação patrimonial tem sido também uma aposta do CAA, materializada num programa de ações direcionadas para o público escolar e para a criação de uma rede de colaboradores e voluntários.

Da atividade desenvolvida pelo CAA resultaram vários trabalhos publicados, assim como a participação em diversas reuniões e encontros científicos. Ao longo dos últimos dez anos, o CAA promoveu e valorizou o património arqueológico local, assumindose como um espaço que desenvolve um diálogo permanente entre a arqueologia e a comunidade, numa dinâmica gratificante que aproxima as pessoas ao seu património. Por essa razão, o CAA mantem e renova o desafio de contribuir para que o património arqueológico do concelho seja cada vez mais sentido como património coletivo.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30