Saude

Centro de contacto SNS 24 permitirá ao cidadão ter “um aconselhamento médico” em casa, diz diretor da ARS Alentejo(c/som)

Regional 08 Ago. 2017

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) disponibiliza um novo sistema de apoio ao utente que, explorando mais o digital, complementará a antiga linha de Saúde 24, diversificando a oferta por esta disponibilizada.

José Robalo, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, explicou à Rádio Campanário o que muda, com a substituição da linha Saúde 24, que, diz, “era uma linha praticamente de encaminhamento para as diversas unidades”, pela SNS 24.

O Centro de Contacto SNS 24, mantendo o mesmo número telefónico 808 24 24 24, “permite este tipo de encaminhamento”, possibilitando, “no entanto, […] ter outro tipo de respostas”.

José Robalo explica que o sistema se encontra em fase de desenvolvimento e implementação, mas que possibilitará aos utentes a “marcação das próprias consultas”, e, “através da internet”, possibilitará “ter acesso, por exemplo, a pedir o registo de receitas”, a “aconselhamento por nutricionistas” e a “aconselhamento por parte da psicologia”, esclarecimento de dúvidas “relativamente a um procedimento”, entre outros.

SNS 24 disponibiliza “um conjunto de respostas que se pretende que, progressivamente, se vá ampliando, e que haja […] a partir do domicílio do doente, quase um contacto direto com o sistema de saúde”.

O diretor da ARS Alentejo explica que o objetivo é, “no extremo do que seria o desenvolvimento, a pessoa ter quase uma consulta ou um aconselhamento médico, através do telefone, ou através de um email”.

Conclui declarando que “é um sistema em evolução”, razão pela qual ainda não tem todas estas respostas disponíveis.

José Robalo explica que, “em função dos conhecimentos informáticos que as pessoas tenham, podem de facto utilizar outros sistemas que sejam […] mais práticos”. O sistema poderá estar acessível pela Internet, através de canais como smartphones, aplicações móveis e através da área do cidadão do Portal SNS.

Cidadãos idosos, por exemplo, “que têm menos capacidade de acesso a este tipo de sistemas de informação”, mantêm ao seu dispor a alternativa da linha telefónica.

Este novo centro de contacto do SNS representará um investimento total de 30 milhões de euros, ao longo de três anos.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31