17 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Centro interpretativo do Boneco de Estremoz foi hoje inaugurado

A Câmara Municipal de Estremoz inaugurou hoje ao público, o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, Rua Vasco da Gama, Estremoz.

A sessão contou com o descerramento de placa evocativa do momento, acompanhado com um momento musical com Rui Moura. A  cerimónia contou com a presença da Delegada Regional da Cultura, Ana Paula Amendoeira, o Presidente da Assembleia Municipal, Nuno Rato, o Presidente da Entidade Regional de Turismo, Vítor Silva e o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Ramos.

Durante a inauguração realizou-se uma visita guiada ao espaço pelo responsável técnico do projeto Hugo Guerreiro.

O Centro interpretativo de Estremoz surgiu no âmbito do Plano de Valorização e Salvaguarda da Produção do Figurado em Barro de Estremoz, do projeto da Candidatura à Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Como a Rádio Campanário tinha noticiado, o objetivo principal do Centro Interpretativo passa por se colocar o foco no presente e futuro do Boneco de Estremoz, sendo que a exposição foi idealizada para ser dinâmica nos conteúdos e apresentação do figurado. Procurou-se dar destaque aos produtores, no fundo os grandes protagonistas desta história multisecular, e que pelo seu trabalho nos permitiram ainda hoje desfrutar desta tradição artesanal. Valorizar as pessoas e não apenas a sua produção, é um dos grandes objetivos do projeto.

Conta ainda com um espaço onde o visitante individual pode experimentar modelar uma figura ao modo de Estremoz. Desta forma, para além do conhecimento teórico, o visitante terá assim oportunidade de conhecer pela prática a especificidade da tradição que é hoje Património da Humanidade.

Por fim, este espaço terá no piso térreo uma valência inteiramente dedicada à área educativa, desde sempre a grande aposta do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho.

O espaço tem entrada gratuita até final do mês de outubro de 2021.

 

 

Fotografia: Facebook de António Ceia da Silva

Populares