15.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Centros de Saúde do Alentejo vão ter médico dentista, “cuidados que não eram habituais na rede pública de saúde”, diz presidente da ARS (c/som)

Vários concelhos alentejanos vão ter médico dentista nos centros de saúde, no seguimento de um protocolo assinado entre os municípios, as respetivas Administrações Regionais de Saúde (ARS) e o Ministério da Saúde.

José Robalo, presidente da ARS do Alentejo, diz em declarações à Campanário, que a ajuda das autarquias permitirá aos seus munícipes, o acesso a cuidados a que têm direito, mas que “não eram habituais na rede pública de saúde”.

“Estamos a dar um passo muito significativo em termos de concretizar uma nova valência para o Serviço Nacional de Saúde”

 

 

Este protocolo estabelece uma parceria entre as entidades, para a criação de gabinetes com vista a uma rápida “instalação de cuidados de saúde oral, particularmente dentistas e assistentes dentárias” nas unidades de saúde.

O investimento é “de alguma forma elevado”, devido aos custos de equipamentos como as cadeiras de dentista e de máquinas raio-X, sendo que a comparticipação das autarquias varia “em função da sua capacidade”.

O convite foi lançado “a todos os municípios”, e certamente haverá “uma segunda fase em que outros municípios se prontificarão para nos ajudar neste processo”, aponta o dirigente.

O objetivo do Governo é ter pelo menos um consultótio com médio dentista, em todos os municípios de Portugal, até 2020.

 

Populares