20.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cerca de meia centena de crianças detectadas com problemas de visão em três meses no distrito de Évora

Em apenas três meses de rastreio a realizar no distrito de Évora, os serviços de saúde já detetaram cerca de meia centena de crianças de dois anos, com problemas de visão.

De acordo com a informação disponibilizada, foi “implementado pela primeira vez na Região do Alentejo, desde de junho do presente ano, pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES Alentejo Central) da ARS Alentejo, o Rastreio da Saúde da Visão Infantil, que já ocorreu nos concelhos do Alandroal, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Arraiolos, Mora, Vendas Novas e Montemor-o-Novo.”

Conforme os dados agora divulgados, “durante esta fase rastrearam-se 258 crianças, com uma percentagem de adesão de 52%. Tendo sido referenciadas para a consulta e acompanhamento na especialidade de Oftalmologia 47 crianças.”

De salientar que este Rastreio Visual Infantil é destinado a todas as crianças com 2 anos de idade inscritas no ACES Alentejo Central, sendo a participação é gratuita e voluntária.

O Rastreio consiste na realização de um exame de foto-rastreio, aos olhos da criança, é seguro e inofensivo. É realizado por um técnico de ortóptica.

O exame é atrativo mesmo para crianças pequenas, pois usa um estímulo luminoso e sonoro enquanto fotografa os olhos da criança, que estará sentada ao colo do adulto que o/a acompanha.

Populares