Alentejo

Chebec navega à bolina - Projeto visa apoiar a internacionalização dos agentes culturais do Alentejo Central

Publicado em Regional 13 agosto, 2019

O projeto Chebec - Hacking the Mediterranean economy through the Creative and Cultural Sector, para o qual foram selecionados 10 agentes culturais do Alentejo Central, prossegue os seus trabalhos no sentido de capacitar os seus beneficiários para a internacionalização.

Nesse sentido, decorreu em abril passado a 1ª ação de mobilidade em Sevilha, onde os beneficiários do Alentejo Central – oriundos dos municípios de Arraiolos, Évora, Montemor-o-Novo e Portel – tiveram oportunidade de estabelecer contacto com agentes culturais selecionados pelos outros parceiros do projeto – estes com sede em Sevilha, Valência, Barcelona, Marselha, Lyon, Bolonha, Roma e Sarajevo.

Para além do estabelecimento de contactos com outros agentes culturais, os agentes culturais da nossa região tiveram ainda a oportunidade de, nos três dias que durou a ação de mobilidade, visitar espaços culturais e estabelecer outros contactos fora do projeto, graças ao apoio dado pelo parceiro local do projeto, a Câmara de Comércio de Sevilha, e ao esforço feito pela CIMAC para levar os dez beneficiários portugueses, tirando proveito da proximidade geográfica de Sevilha.

Para além da ação de mobilidade em Sevilha, a CIMAC deu início ao Programa Piloto para o Desenvolvimento de Competências e Contactos Internacionais junto dos 10 agentes culturais selecionados, contando para isso com o apoio do NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora. Assim, entre fevereiro e maio decorreram um conjunto de ações de formação em áreas tão distintas como comunicação digital e institucional, criação de planos de negócios, marketing, acesso a financiamento, direitos de autor e proteção de dados, entre outras, procurando responder às áreas em que os beneficiários sentiam maiores necessidades.

Paralelamente à formação, o NERE procedeu a um diagnóstico individual de cada beneficiário para identificar as suas forças e fraquezas, delineando em seguida um plano de consultoria para cada um de acordo com o diagnóstico realizado. Esta consultoria encontra-se a decorrer.

Por fim, no passado dia 4 de julho, e na vertente do projeto relacionada com a capacitação de decisores políticos, a CIMAC promoveu a realização de um Webinar subordinado ao tema "Colidir para Inovar: como criar uma atmosfera positiva para gerar alterações fundamentais no sector cultural e criativo", apresentado por Koen Snoeckx. A CIMAC promoveu uma sessão prévia ao Webinar nas suas instalações, moderada pela Dra. Ana Cristina Pais, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, em que se abordou a temática do Webinar e se refletiu sobre como se poderá replicar este tipo de experiência na região. Marcaram presença nessa sessão vários responsáveis políticos dos municípios associados à CIMAC, bem como os beneficiários do projeto e representantes da Universidade de Évora e do Projeto Magalhães.

 

Sobre o Chebec

O projeto Chebec - Hacking the Mediterranean economy through the Creative and Cultural Sector é financiado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia MED, um programa organizado em várias áreas temáticas, vocacionado para o desenvolvimento das regiões do sul da Europa, de influência mediterrânica. O projeto Chebec integra-se na temática Social e Criativa, partilhando igualmente informação, conhecimento e ações com outros projetos da mesma área. Para além da CIMAC, o Chebec conta com parceiros de regiões de Espanha, França, Itália e Bósnia e Herzegovina.

O Chebec procura responder a um dos maiores desafios do sector cultural e criativo no Mediterrâneo: como apoiar o acesso das indústrias culturais e criativas (ICC) a novos mercados mantendo a sua identidade, com a finalidade de favorecer a atratividade deste sector para pessoas e organizações criativas. O Chebec experimentará um programa de apoio integrado para empresas, profissionais e outras organizações do sector, através do desenvolvimento de competências e contactos internacionais.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31