Evora

Cidade de Évora recebe II Edição da iniciativa B2B Juntas Somos Mais

Publicado em Regional 28 março, 2019

O projeto INTREPIDA promoveu nos dias 27 e 28 de março a II edição do encontro empresarial B2B Juntas Somos Mais, uma iniciativa que visa impulsionar e internacionalizar projetos desenvolvidos por mulheres empreendedoras de Portugal e Espanha.

Após o sucesso da primeira edição — que decorreu em Faro no passado mês de novembro e que contou com cerca de 60 participantes —, é a vez de Évora receber este encontro de networking, durante 2 dias. Este segundo encontro conta com um número significativamente superior de participantes, face ao primeiro, estando inscritas cerca de uma centena empresárias portuguesas e espanholas.

Nesta iniciativa, as participantes têm a oportunidade de dar a conhecer os seus projetos, partilhar as suas experiências e detetar novas oportunidades de negócio, contando em simultâneo com formação sobre competitividade, internacionalização e economia digital. Estão representadas empresas dos mais diversos setores de atividade e tamanho, todas geridas por mulheres.

Juntas Somos Mais é uma ação desenvolvida pelo projeto INTEPIDA – Internacionalização das Mulheres Empresárias de Espanha e Portugal para a Inserção, Desenvolvimento e Alianças. Coordenado pela Fundação Tres Culturas Del Mediterráneo, o projeto INTEPIDA tem por principal objetivo impulsionar a competitividade empresarial das PMEs administradas por mulheres no território transfronteiriço da Andaluzia, do Algarve e do Alentejo, promovendo a sua internacionalização através de novos modelos de desenvolvimento e cooperação comercial.

O encontro conta com o apoio local da Câmara Municipal de Évora, do Núcleo Empresarial da Região de Évora-NERE, da Associação Empresarial da Região de Portalegre – NERPOR-AE e do Ninho de Empresas de Loulé – REGIOTIC , que são sócios do projeto INTREPIDA. A Fundação Tres Culturas Del Mediterráneo, para o projeto INTREPIDA, conta também a colaboração da Fundación Universidad Empresa de la Provincia de Cádiz (FUECA) e Diputación de Huelva, na qualidade de parceiros oficiais.

Para José Manuel Cervera Gragera, Diretor da Fundação Tres Culturas, “o projeto INTREPIDA coincide com um dos princípios que desenvolvemos enquanto Fundação, contribuindo para a aproximação dos povos. É nesse sentido que o projeto INTREPIDA nos permite aprofundar o trabalho que temos vindo a fazer na Fundação com o nosso país vizinho Portugal. Da mesma forma, continuamos com um trabalho já iniciado através de outra colaboração transfronteiriça com Marrocos, onde as empresárias são as principais visadas numa série de ações que visam promover, aproximar, impulsionar e melhorar a competitividade das pequenas e medias empresas, elementos-chave do desenvolvimento económico tanto de Portugal como de Espanha”.

Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara de Évora, refere que “o Município de Évora está envolvido em diversas redes de cooperação internacional há décadas, tendo compreendido há muito as vantagens e benefícios destas trocas. Neste campo, a participação de mulheres empresárias na definição dos projetos de internacionalização das empresas é, por si, só um fator de competitividade adicional que nos apraz registar em virtude do nível de diferenciação temática, tecnológica e técnica que habitualmente são empregues. Por seu turno, Évora fez uma aposta clara a este nível, privilegiando a diversificação da base económica, muito focada na inovação e no conhecimento. Sem, contudo, perder de vista as tradições, o mundo rural e a cultura”.

Financiado pelo Programa INTERREG POCTEP Espanha e Portugal, aprovado pela União Europeia para o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projeto INTREPIDA desenvolve outras atividades como Fóruns de Trabalho, Visitas a Empresas e Sensibilização Pedagógica em empreendedorismo em vários centros de formação públicos e privados.  

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31