Sao Romao

Clube de Caça e Pesca de São Romão retribui à população com Nicho do Imaculado Coração de Maria (c/som)

Publicado em Regional 19 fevereiro, 2019

São Romão (Ciladas, Vila Viçosa), recebeu no passado domingo, 17 de fevereiro, a cerimónia de inauguração do Nicho do Imaculado Coração de Maria, cedido pelo Clube de Caça e Pesca de São Romão.

Rúben Ramos, presidente do clube durante o processo (terminou mandato no início de fevereiro), aponta que o projeto contou com ajuda “de toda a gente”

A ideia surgiu quando a Associação Jovem de Ciladas cedeu alguma verba ao clube, tendo este querido que este fosse utilizado “a favor da população”, em vez de usufruído apenas pelos seus sócios.

A localização para instalação do nicho numa zona central da freguesia, virada “para a parte antiga da aldeia”, foi tomada após reunião “com algumas pessoas da população”.

A cerimónia de inauguração contou com uma missa celebrada pelo Padre Couto, procissão acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica União Calipolense, seguindo-se a instalação da imagem, com bênção desta e do monumento.

Marcos Capelas, presidente da Junta de Freguesia de Ciladas (e antigo presidente do clube), aponta que o clube “quis dar algo em troca à população” pela sua colaboração. “e nada melhor do que deixar algo marcado em termos patrimoniais e culturais”

Considerando que a população de Ciladas é muito religiosa, e que a “freguesia tinha esse défice”, foi tomada a decisão da construção de um nicho. Este foi instalado num local central e no “local mais elevado da freguesia”, aponta.

A sua elaboração contou com o trabalho da direção e dos sócios do clube, mão de obra cedida pela Câmara Municipal de Vila Viçosa e verbas da Junta de Freguesia de Ciladas e Associação Jovem de Ciladas.

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, para além de ter prestado o seu apoio pelo projeto, tinha demonstrado anteriormente vontade de estar presente na cerimónia. Não lhe tendo sido possível por motivos de agenda, o presidente de Ciladas avança que este “irá estar presente em São Romão na procissão das velas em maio, e levar lá uma pequena bênção à imagem”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30