CM Sines e PédeXumbo com projetos vencedores na 4ª Edição do Tradições da EDP

CM Sines e PédeXumbo com projetos vencedores na 4ª Edição do Tradições da EDP EDP Tradições
Regional Escrito por  11 Mar. 2021

A “Casa da Memória” da Câmara Municipal de Sines e “Voltar aos bailes mandados”, da Associação PédeXumbo são os dois projetos alentejanos vencedores da 4ª edição do Tradições da EDP.

A “Casa da Memória” é um projeto do Município de Sines propõe a recolha e documentação em vídeo e áudio dos vários saberes tradicionais das comunidades de Sines – a que chamam “saber fazer” com as mãos – que envolvem gastronomia, artesanato, artes de pesca, a faina marítima e atividades agrícolas. Essa informação, que retrata atividades sazonais e ligadas à natureza, destina-se depois à divulgação num espaço próprio onde, também através de técnicas multimédia, os visitantes podem ter uma experiência cultural imersiva e interativa.

O Projeto “voltar aos Bailes Mandados” é da responsabilidade da Associação PédeXumbo, para a promoção da música e dança, que se propõe a recuperar a velha tradição dos bailes mandados, uma prática folclórica que vive do improviso e do envolvimento das comunidades. Bailadores e mandador são aqui figuras tradicionais num género de dança popular que se multiplica em diferentes regiões do país – neste caso, o objetivo é reanimar a prática do baile mandado em diferentes concelhos através de eventos e iniciativas lúdicas.

O Programa Tradições da EDP destina-se a apoiar à cultura popular portuguesa e, nesta 4ª edição, dez candidaturas saíram vencedoras, duas alentejanas. Além de preservarem tradições, estes projetos financiados pela EDP podem ainda contribuir para criar emprego e dinamizar a economia local.

Os projetos foram selecionados entre 68 candidaturas nas mais diversas áreas, desde o artesanato à gastronomia, passando por cantares, crenças, folclore, ferramentas ou pregões que fazem parte de tradições regionais. O objetivo, além de recuperar costumes em vias de desaparecimento, é promover a memória dessas tradições, a sua passagem entre gerações e contribuir para a valorização da identidade e das comunidades locais.

Através desta iniciativa, a EDP vai distribuir um apoio financeiro de 213 mil euros pelos dez projetos escolhidos, de forma a que possam desenvolver as ações de valorização e promoção com que se candidataram. Os apoios nesta edição envolvem iniciativas e tradições típicas de diferentes regiões portuguesas, escolhidas não apenas pela sua relevância histórica e social para as comunidades, mas também pelo impacto que podem ter na criação de emprego, na dinamização da economia local e na própria sustentabilidade das regiões.

O programa – um dos mais relevantes no apoio à cultura popular portuguesa – abrange atualmente 81 municípios, que se incluem nas seis zonas do país onde a EDP Produção possui centros de produção elétrica (barragens e centrais termoelétricas). Nas últimas três edições, promovidas de dois em dois anos, o ‘Tradições’ já apoiou com cerca de 530 mil euros 36 projetos de defesa da cultura tradicional portuguesa. Três desses projetos acabaram por merecer destaque na lista de nomeações para as ‘7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa’.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31