23.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Com nova Unidade de Saúde Familiar, Portel “tem mais serviços de proximidade e mais capacidade para servir a população”, diz autarca (c/som)

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 31 de julho, a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Portel, com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido.

José Grilo, presidente da Câmara Municipal de Portel, destaca que a USF oferece à população “mais serviços de proximidade”, aumentando a capacidade “para servir a população quer no Centro de Saúde, quer nas várias extensões de saúde”.

Esta “equipa vai dar muito mais serviço de proximidade, vai estar mais atenta aos problemas dos nossos doentes”.

“Falta de médicos era um problema de há muito em Portel”
José Grilo

 

Questionado sobre o papel do Município na criação de condições para colmatar a falta de serviços médicos, o autarca aponta que “havia sempre algum défice de menos 1 médico”.

“Continuamos a ter um médico avençado pelo Município que percorre todos os centros comunitários do concelho”, nas 8 freguesias, aponta.

A autarquia disponibiliza casas para médicos, e cede terrenos para as unidade e extensões de saúde, assim como casas mobiladas a título gratuito, para incentivar à fixação de médicos.

Constituída por 4 médicos, 5 enfermeiros e 6 secretários clínicos, esta nova Unidade de Saúde Familiar (USF) tem 5.947 utentes inscritos, distribuídos pelas freguesias de Portel, Alqueva, Amieira, Monte do Trigo, Oriola, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz. 

 A USF de Portel está integrada no ACES Alentejo Central, agrupamento que assegura à população da região uma cobertura de médicos de família na ordem dos 98%.

Com a criação desta Unidade de Saúde Familiar (USF), a Região de Saúde do Alentejo passa a ter 19 USF, 6 das quais Modelo B.

 Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) estabelecem, idealmente, o primeiro ponto de contacto com os serviços que compõem o Serviço Nacional de Saúde, o que tem justificado uma atenção particular e prioritária, concretizada com a reorganização dos CSP. Tornando-se assim importante criar junto da população, serviços de proximidade de qualidade, que respondam às expectativas dos utentes, quanto à prontidão e eficácia de resposta às suas necessidades.  

Populares