05 Jun. 2020
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

regional

Comissão e Fundo Europeu desbloqueia 8 mil milhões de euros para 100 000 pequenas e médias empresas.

Regional 06 Abr. 2020
 
A Comissão Europeia desbloqueou 1 000 milhões de euros do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos que servirão como garantia para o Fundo Europeu de Investimento, permitindo-lhe emitir garantias especiais para incentivar os bancos e outras entidades mutuantes a fornecer liquidez a pelo menos 100 000 PME e pequenas empresas de média capitalização europeias afetadas pelo impacto económico da pandemia de coronavírus, para um financiamento disponível estimado em 8 mil milhões de euros. Este anúncio dá cumprimento ao compromisso assumido na Comunicação da Comissão de 13 de março no sentido de proporcionar uma ajuda imediata às PME duramente afetadas, com verbas disponíveis já em abril.

(Desenvolvimento em ip_20_600 e em mex_20_608)

Coronavírus: ajuda chinesa à UE entregue à Itália
A UE colocou a cooperação internacional no primeiro plano da sua resposta à crise do coronavírus. Na sequência do acordo alcançado no mês passado entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro chinês Li Keqiang, chegou agora a Roma, Itália, uma doação de equipamento de proteção da China à União Europeia. O avião chinês entregou 2 milhões de máscaras cirúrgicas, 200 000 máscaras N95 e 50 000 kits de teste à Itália. Na sequência da doação direta da China à UE, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência coordenou a distribuição à Itália.
(Desenvolvimento em ip_20_600 e em mex_20_608)

Auxílios estatais: Comissão aprova regimes portugueses no valor de 13 mil milhões de euros para apoiar a economia no contexto do surto de coronavírus
A Comissão Europeia aprovou dois regimes de auxílios estatais portugueses para apoiar a economia portuguesa no contexto do surto de coronavírus. Os regimes foram aprovados ao abrigo do Quadro Temporário relativo aos auxílios estatais adotado pela Comissão em 19 de março de 2020, com a redação que lhe foi dada em 3 de abril de 2020.
(Desenvolvimento em ip_20_599 e em mex_20_608)

Fundo Europeu de Defesa: UE financia novos projetos industriais e de investigação comuns
A Comissão lançou convites à apresentação de propostas com o objetivo de financiar até 160 milhões de euros de projetos industriais conjuntos no domínio da defesa em 2020 e anuncia a seleção de sete novos projetos de investigação no domínio da defesa com um financiamento de mais de 23 milhões de euros de provenientes do orçamento de 2019.
(Desenvolvimento em ip_20_595 e em mex_20_608)

Auxílios Estatais: Comissão alarga Quadro Temporário para permitir aos Estados-Membros acelerar a investigação, o ensaio e a produção de produtos relevantes para fazer face ao coronavírus, proteger os empregos e continuar a apoiar a economia durante o surto de coronavírus
A Comissão Europeia adotou uma alteração que alarga o Quadro Temporário adotado em 19 de março de 2020, para permitir que os Estados-Membros acelerem as atividades de investigação, ensaio e produção de produtos relevantes para fazer face ao coronavírus, proteger o emprego e continuar a apoiar a economia no contexto do coronavírus. O Quadro Temporário agora alterado complementa as muitas outras possibilidades de que dispõem já os Estados-Membros para mitigar o impacto socioeconómico do surto de coronavírus, em conformidade com as regras da UE em matéria de auxílios estatais.
(Desenvolvimento em ip_20_570 e em mex_20_608)

Comissão lança concurso para jovens aspirantes a jornalistas
A Comissão Europeia lança hoje a edição de 2020 do concurso Youth4Regionspara jovens aspirantes a jornalistas. O programa Youth4Regions destina-se a ajudar estudantes de jornalismo e jovens jornalistas a descobrir o que a UE está a fazer nas suas regiões. A partir de hoje, podem candidatar-se ao concurso com o mesmo nome. Com base nas candidaturas, serão selecionados 33 vencedores, que receberão um convite para participar na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, em Bruxelas, que se espera venha a ter lugar em outubro de 2020, onde poderão seguir ações de formação, receber aconselhamento de jornalistas confirmados, trabalhar com estes jornalistas na sala de imprensa e visitar as instituições da UE e organizações de meios de comunicação social. Os candidatos selecionados serão igualmente considerados para o prémio Megalizzi — Niedzielskipara jornalistas aspirantes. Podem candidatar-se cidadãos dos Estados-Membros da UE, dos países vizinhos e dos países em vias de adesão com idades entre 18 e 30 anos. O formulário de candidatura e as condições de participação estão disponíveis na página Web do programa, www.youth4regions.eu, até 13 de julho de 2020. Um inquérito aos antigos participantes revelou que 18 % dos inquiridos tinham recebido uma oferta de emprego graças ao programa e que 97 % consideravam que o programa os ajudou a melhorar a sua compreensão da UE e da política regional.
(Desenvolvimento em mex_20_608)

Coronavírus: Comissão isenta de direitos aduaneiros e de IVA a importação de equipamento médico proveniente de países terceiros
A Comissão decidiu aprovar os pedidos dos Estados-Membros e do Reino Unido para isentar temporariamente de direitos aduaneiros e de IVA a importação de dispositivos médicos e de equipamentos de proteção provenientes de países terceiros, a fim de contribuir para a luta contra o coronavírus. Deste modo, será financeiramente mais fácil obter o equipamento médico de que médicos, enfermeiros e doentes necessitam desesperadamente. A Comissão aprovou rapidamente os pedidos recebidos de todos os Estados-Membros. Esta medida inclui máscaras e equipamentos de proteção, bem como kits de teste, ventiladores e outros equipamentos médicos. Será aplicável por um período de seis meses, com possibilidade de prorrogação.
(Desenvolvimento em ip_20_575 e em mex_20_608)

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30