14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comissão Nacional leva à UNESCO 2 das 21 candidaturas da Lista Indicativa a Património onde Vila Viçosa está inscrita (c/som)

“Vila Viçosa, vila ducal renascentista” é um dos 21 bens que integram Lista Indicativa a Património Mundial da UNESCO. Destes, 2 passaram à fase seguinte do processo de classificação no final de janeiro, o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, e do Real Edifício de Mafra

Em declarações à RC, Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo, explica o que isto significa para a candidatura da Princesa do Alentejo, afirmando que “mesmo que haja algum atraso, não significa que haja algum problema”.

A Câmara Municipal de Vila Viçosa encontra-se a elaborar o dossier da candidatura, tendo sido criadas duas comissões para o efeito, prevendo a apresentação do documento em setembro do presente ano, como avançou à RC, Manuel Condenado, presidente do Município.

Os timings de elaboração e apresentação da candidatura “são desenvolvidos de acordo com os promotores das candidaturas e do grau de maturidade” das mesmas. Cabe assim ao Município (promotor) a decisão de apresentação da candidatura, que “depois de entregue” à UNESCO, será avaliada por um período entre “1 e 2 anos, pelo menos”, “é ainda um processo longo”, podendo depois ser necessários ajustes à candidatura apresentada, prolongando o mesmo.

Mais aponta que é raro “haver duas candidaturas do mesmo país avaliadas na mesma sessão do Comité”, para evitar desigualdades na representação dos mesmos na Lista do Património Mundial, pelo que a avaliação das candidaturas de Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, e do Real Edifício de Mafra, pode significar atrasos para o processo de Vila Viçosa, podendo essas mesmas candidaturas também sofrer atrasos na sua avaliação e ser ultrapassadas.

A passagem a outra fase dos dois bens suprarreferidos não significa que os restantes bens na lista estejam chumbados, “uma candidatura só é chumbada quando o Comité não a aprova”, sublinha.

A Lista Indicativa é constituída pelos bens que ao longo de cerca de 10 anos (período entre atualizações da mesma), “se podem candidatar à lista do Património Mundial”. Contudo, este prazo também não é fator de exclusão, uma vez que se “não apresentarem a sua candidatura neste período”, existe ainda a possibilidade de transitarem e continuarem na Lista Indicativa, após revisão da mesma.

Recorde-se que Manuel Condenado, presidente do Município de Vila Viçosa, disse esta quinta-feira (15 de março) à RC que o desenvolvimento da candidatura está na fase terminal da elaboração do dossier com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa”, onde “os textos estão reunidos”, e que continuam a “elaborar a carta arqueológica do concelho e o Plano de Gestão do Património, que é uma peça fundamental do dossier”.

Com os trabalhos já numa fase avançada, Manuel Condenado definiu como objetivo “entregar o dossier até setembro deste ano”, embora reconheça que “não será fácil” de alcançar.

A região Alentejo tem atualmente 2 sítios classificados pela UNESCO, sendo eles o Centro Histórico de Évora (1986) e a Cidade-Quartel de Elvas (2012).

Populares