A Companhia de dança contemporânea de Évora - CDCE e a Fundação José Saramago assinaram um memorando de colaboração, no âmbito do Programa de Comemorativo do Centenário do nascimento do escritor José Saramago (1922 – 2022).
Em nota enviada à nossa redação, a companhia revela que, a colaboração visa a pesquisa e exploração artística do universo literário do escritor Nobel da Literatura, em diferentes suportes artísticos, nomeadamente, Dança Contemporânea.
No contexto, a criação de 2020 “Ensaio sobre a Cegueira” da coreógrafa Nélia Pinheiro, baseada na obra de José Saramago, integra o programa de comemorações, com uma itinerância nacional e internacional, a realizar entre Novembro de 2021 e 2022. A obra pela sua identidade plástica, próxima da instalação artística, será apresentada em diferentes espaços, tais como, teatros, bibliotecas, festivais literários.
Integra ainda, o programa, a criação “Ensaio sobre a Lucidez”, de autoria de Nélia Pinheiro, a partir da obra do autor, com estreia agendada para o ultimo trimestre de 2021. Ambas as criações produzidas pela CDCE, em colaboração com diferentes parceiros do território, resultam de um trabalho de investigação e experimentação coreográfica da autora, a partir dos personagens das obras “Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez” de José Saramago.
A primeira aproximação de Nélia Pinheiro à obra de José Saramago, aconteceu em 1998, ano de atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao escritor, com peça coreográfica para 2 interpretes “Objeto Quase”.
A equipa artística que colabora e participa na criação das duas novas obras “Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez” é formada por Nélia Pinheiro na criação e direção, José António Tenente na criação dos figurinos, Nuno Meira do desenho de luz, e Gonçalo Almeida Andrade e Fábio Simões na Interpretação.
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional