13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Concertos de bandas filarmónicas este mês nos 100 anos do teatro de Estremoz

Foto: Rádio Campanário

Três concertos pelas bandas filarmónicas do concelho de Estremoz (Évora) integram a programação deste mês das comemorações do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro da cidade alentejana, revelou hoje a câmara municipal.

 

O Teatro Bernardim Ribeiro, propriedade do município, é um dos ‘ex-libris’ da cidade de Estremoz, tendo a autarquia preparado uma programação especial, a decorrer ao longo deste ano, para assinalar o centenário da principal sala de espetáculos do concelho.

No âmbito desta iniciativa, está agendado para o próximo sábado um concerto de Sérgio Galoh e João Loureiro, às 21:30, na Praça Luís de Camões (Pelourinho).

Depois, seguem-se concertos pelas bandas da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense (União), dia 13, Sociedade Filarmónica Veirense, dia 20, e Sociedade Filarmónica Luzitana, dia 27, todos às 21:30, no jardim do Museu Berardo Estremoz.

Também integrada neste evento está a exposição intitulada “Teatro Bernardim Ribeiro 100 Anos de História(s)”, que pode ser visitada até ao dia 30 de setembro, na sala de exposições temporárias Tomaz Alcaide, naquele teatro.

Segundo o município, nesta mostra estão compilados documentos sobre a história da sala de espetáculos, assim como cerca de 50 cartazes de filmes, teatros e outros espetáculos apresentados no Bernardim Ribeiro, que se encontram à guarda do Arquivo Municipal de Estremoz.

A programação comemorativa do centenário não se limita ao espaço do teatro, pois, também decorrem iniciativas em vários espaços da cidade e nas freguesias do concelho, intituladas “TBR sai à Rua”.

Segundo a câmara municipal, espetáculos de teatro, música, cinema, dança, ópera e artes circenses preenchem, ao longo do ano, a programação que assinala os 100 anos da sala de espetáculos.

O Teatro Bernardim Ribeiro, assim denominado em homenagem ao poeta alentejano do mesmo nome, foi inaugurado em 22 de julho de 1922 e está classificado como imóvel de interesse municipal desde 1997, integrando a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Populares