13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Concurso para médicos de família. No Alentejo apenas 16% das vagas foram preenchidas

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua sem capacidade para atrair especialistas em Medicina Geral e Familiar, isto é, os médicos de família.

Existiam 978 vagas a concurso, sendo que só 314 médicos é que foram colocados. Na região de Lisboa, apenas 19% dos lugares foram ocupados. No Alentejo e no Algarve, os resultados foram ainda piores, sendo que apenas 16% das vagas foram preenchidas, o que equivale a 14 médicos colocados no Algarve e apenas cinco no Alentejo. No Centro, a taxa de colocação foi de 44%, que equivale a 73 médicos. Já no Norte, vão começar a exercer 109 médicos, que preenchem quase na totalidade, os lugares disponíveis.

Em comunicado, a Direção Executiva do SNS congratula-se com os resultados obtidos, dizendo que se “trata do segundo maior número de médicos de família, desde sempre contratados para o SNS por concurso”, sublinhando que estas contratações vão permitir que sejam atribuídos médicos a 500 mil pessoas. Os 314 especialistas contratados neste concurso só vão dar resposta a menos de um terço dos utentes sem médico.

 

Leia a notícia completa no Observador

Populares