21.5 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Confeção do Tapete de Arraiolos está em consulta pública. Presidente da CM diz “é um passo muito importante”

A inscrição da confeção do Tapete de Arraiolos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está a partir de hoje em processo de consulta pública, segundo um anúncio publicado em Diário da República (DR).

A Presidente da Câmara Municipal, Sílvia Pinto, em declarações à Agência Lusa já se pronunciou referindo “Nós ficámos muitíssimo satisfeitos, é um passo muito importante para o tapete de Arraiolos. Era algo que nós ambicionávamos há já algum tempo e, finalmente, estamos a ver o processo a ter o seu desenvolvimento”, disse a autarca.

A boa notícia chega no dia em que arranca o certame “O tapete está na rua 2021”.

A autarca explicou ainda à Agência Lusa que este é “mais um passo” rumo ao “objetivo final”, que passa por candidatar o tapete de Arraiolos a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O anúncio, hoje publicado em Diário da República com o número 116/2021, refere os elementos constantes do processo de inventariação da manifestação «Processo de confeção do Tapete de Arraiolos» encontram-se disponíveis para consulta em linha através do sistema MatrizPCI,  sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

As observações em sede da presente consulta pública poderão ser apresentadas, de forma desmaterializada, através daquele sistema, podendo igualmente, em alternativa, ser endereçadas, em correio registado, à Direção-Geral do Património Cultural, para o seguinte endereço: Palácio Nacional da Ajuda, 1349-021 Lisboa.

Nos termos da legislação em vigor,  a Direção-Geral do Património Cultural decide sobre o pedido de inventariação da manifestação «Processo de confeção do Tapete de Arraiolos» no prazo de 120 dias após a conclusão do período da presente consulta pública.

Populares