01 Ago. 2021
Augusta Serrano
O poder da palavra
10:30-12:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Beja

Conferência: "...Beja e o seu território durante a Idade Média", saiba tudo aqui!

Regional 21 Jun. 2021

A conferência “Depois da conquista: Beja e o seu território durante a Idade Média”, pelo historiador Hermenegildo Fernandes, atual diretor da Área de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, está marcada para o próximo dia 24 de junho, pelas 21 horas, no Núcleo Arqueológico da Rua do Sembrano, em Beja.

A conferência está integrada no ciclo “Sob a Terra e as águas, porque há sempre novas histórias para contar”, promovido pela EDIA em parceria com a Câmara Municipal de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja.

"Depois de um longo período sem ocupação, o repovoamento promovido por Afonso III em meados do século XIII devolve a Beja alguma da sua antiga centralidade. É nesse período que se definem alguns dos motivos condutores que percorrem a vida da cidade na Idade Média:

  • A relação próxima com a Coroa que se irá depois exprimir na construção da torre de menagem do castelo, para desembocar na criação do ducado de Beja;
  • O favorecimento de uma elite de cavaleiros;
  • A estreita articulação com o grande e desigualmente produtivo território;
  • A relação monogâmica com os franciscanos que presidirá à formação da rede conventual.

A posição da cidade no reino medieval é uma consequência de todas estas variáveis."

Pode participar na conferência de forma gratuita. Contudo, devido à situação relacionada com a pandemia, a lotação do espaço é limitada, pelo que quem quiser reservar lugar o poderá fazer através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este ciclo de conferências são fruto dos trabalhos de arqueologia promovidos durante a construção do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

In Telefonia Alentejo

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31