Reguengos de Monsaraz

Conheça algumas das melhores praias fluviais do Alentejo

Publicado em Regional 23 junho, 2019

Alentejo não tem apenas planícies ondulantes e casas típicas caiadas de branco. Apesar de possuir uma costa marítima com praias de excelente qualidade, longe do mar também é possível ir a banhos e desfrutar da Natureza e da paisagem envolvente. As praias fluviais do Alentejo são de elevada qualidade, caracterizadas pelas suas águas cristalinas e límpidas. Além disso, muitas destas praias fluviais possuem estruturas de apoio como bares, casas de banho e nadadores salvadores e foram galardoadas com os prémios Bandeira Azul ou Praia de Ouro.

Grande parte das praias fluviais do Alentejo surgiram devido à construções de albufeiras e barragens mas também há casos em que elas estão inseridas em plena natureza, ainda intocada pelas mãos do Homem, como é o caso de Pego das Pias. Estas são as melhores praias fluviais do Alentejo.

1. Praia Fluvial de Monsaraz

A Praia Fluvial de Monsaraz está situada no Centro Náutico de Monsaraz, inserida na albufeira de Alqueva. É a primeira praia do Grande Lago Alqueva e foi inaugurada em Junho de 2017. Galardoada com a bandeira azul, recebeu também as classificações de Praia Acessível (acesso para pessoas com mobilidade condicionada) e Praia Saudável (normas de segurança e de qualidade do ambiente).

O espelho de água oferece uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário, dividida em piscina infantil e adulta. A frente de praia tem 120 metros de extensão. O Centro Náutico disponibiliza bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.

 

2. Praia Fluvial da Portagem (Marvão)

O principal atractivo do aprazível espaço do Centro de Lazer da Portagem são as suas piscinas, especialmente procuradas nos dias quentes de verão, não só por portugueses, mas também por inúmeros espanhóis. Com uma vista magnífica para o castelo de Marvão, este complexo é composto por três piscinas exteriores com balneários (duas para adultos e outra para crianças), sendo que uma é fluvial situada no leito do rio Sever.

Esta é um dos ex libris do concelho de Marvão, recentemente requalificada, dispõe neste momento de relva numa das suas margens e inúmeras mesas e bancos nas suas imediações para que os banhistas possam passar agradáveis dias de Verão no seio das suas famílias ou amigos. O Centro de Lazer é ainda composto por um anfiteatro, um polidesportivo, especialmente vocacionado para a prática de ténis e futsal, por um parque infantil, restaurante/bar, bem como um parque bio saudável localizado por detrás das bancadas do polidesportivo onde tem disponível para prática do exercício físico os patins duplos, o elevador, a massagem, os bancos de abdominais, a balança dupla e as barras.

3. Praia Fluvial de Avis (Barragem do Maranhão)

O espelho de água da Albufeira do Maranhão é a razão da existência deste espaço de lazer. O complexo é composto por diversos equipamentos, entre eles o Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão, com área para campistas e apartamentos, a praia fluvial, as piscinas municipais, uma zona de solário, um parque infantil, hangar náutico, parque de merendas e restaurante.

4. Praia Fluvial da Tapada Grande

A praia fluvial da Tapada Grande fica situada no interior do Alentejo, em Mina de São Domingos, concelho de Mértola. É uma praia com bandeira azul e nadador salvador, situada num local maravilhoso e com todas as condições para adultos e crianças passarem bons momentos.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31