O processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial pela UNESCO está a ser reformulado pela Câmara Municipal, de acordo com as alterações solicitadas pela Comissão da Unesco, nomeadamente a própria designação da candidatura assim como a associação do culto mariano e um maior envolvimento da Fundação da Casa de Bragança de Vila Viçosa.
Este processo é agora um processo conjunto do Município de Vila Viçosa e da Fundação da Casa de Bragança e estava apontado para Fevereiro a entrega do dossier de candidatura.
À margem da apresentação do nº 28 da revista Callípole, a Rádio campanário falou com Inácio Esperança, Presidente da CM de Vila Viçosa sobre o ponto de situação do Dossier de candidatura.
Segundo nos adiantou o Autarca ”contamos até final do primeiro trimestre ter a candidatura entregue”.
Questionado pela Rádio Campanário sobre o que falta fazer, Inácio Esperança adiantou “falta apresentá-la às pessoas e envolvê-las neste processo assim como concluir os trabalhos arqueológicos que estão a ser feitos sobre a muralha renascentista.”
A ideia de preparar uma candidatura de Vila Viçosa à Lista do Património Mundial da UNESCO remonta a meados dos anos noventa e foi um desafio lançado durante um evento público do Pelouro da Cultura da autarquia calipolense, tratando-se da primeira referência pública conhecida sobre esta temática. A opinião então aduzida é bem esclarecedora sobre os desejos em recorrer a um exercício virado para a sociedade civil e para as instituições locais com maior responsabilidade nesta temática.
O conjunto "Vila Viçosa, vila ducal renascentista" foi inscrito, em 2016, na lista indicativa de Portugal ao Património Mundial da UNESCO.
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional