13.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cooperativas Agrícolas apelam ao Ministério da Agricultura para que o “setor seja considerado prioritário”

As Cooperativas Agrícolas e os agricultores pretendem continuar a zelar pela produção e manutenção de bens alimentares seguros e de qualidade aos cidadãos portugueses.

Estas cooperativas apelam ao Ministério da Agricultura “que o setor agrícola seja considerado prioritário no âmbito dos planos e medidas de contingência da atual crise de saúde”.

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) solicita que sejam estabelecidas “regras que permitam, com segurança, assegurar a circulação de mercadorias, tanto ao nível do mercado interno europeu, como dos países terceiros”.

Este apelo, para além do Ministério da Agricultura, é feito também às Autoridades de Saúde e Administração Interna, para que, apesar das circunstâncias em que o país se encontra devido ao surto da COVID-19, a agricultura não seja obrigada a parar.

As Cooperativas Agrícolas afirmam ainda que esta “atividade não pode ser suspensa por não ser possível parar o ciclo biológico das plantas e dos animais” e demonstram que existe uma real necessidade de continuarem com as atividades agrícolas e pecuárias “para a manutenção de plantas em boas condições fitossanitárias e de animais adequadamente alimentados e com boa saúde”.

Desta forma, estas cooperativas reforçam a importância da agricultura e da sua manutenção para que seja possível a produção de produtos fitofarmacêuticos, rações, medicamentos veterinários e fertilizantes.

Populares