Evora

COVID-19: Câmara de Évora prepara novo ano letivo com aposta na prevenção

COVID-19: Câmara de Évora prepara novo ano letivo com aposta na prevenção Fotos: C.M. Évora
Regional 11 Set. 2020

O Município de Évora reiterou, em comunicado, que “implementar medidas preventivas para minimizar os riscos da pandemia COVID-19 é aposta feita pelo Município na preparação do novo ano letivo, através de um conjunto de ações tomadas em articulação com as diversas entidades competentes nesta área”

Um exemplo disso foi a formação no dia 10 de setembro para o Pessoal Não Docente sobre “Medidas de Segurança para funcionamento dos refeitórios escolares”, ministrada pela Proteção Civil/Direção de Formação do Comando do Pessoal do Exército, que decorreu nos Paços do Concelho. Realizada em duas sessões, contou com a participação de 50 funcionárias afetas aos refeitórios escolares eborenses.

O presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, deu as boas vindas às participantes e deixou uma palavra de confiança, além de garantir que estão a ser tomadas todas as medidas de prevenção e segurança para minimizar os riscos e permitir o início do novo ano letivo em condições de segurança.

Além das formações (tanto de prevenção sanitária como sobre outras temáticas), a autarquia eborense procedeu recentemente ao apetrechamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino básico de 1º Ciclo da rede pública, no âmbito das suas competências próprias. Tratou-se, nomeadamente, da entrega de kits para as salas de isolamento de cada estabelecimento, de Equipamentos de Proteção Individual a todos os funcionários e de solução antissética de base alcoólica – equipamentos fixos manuais para entradas e individuais para salas de aulas. Foram ainda reforçadas várias escolas com equipamentos devido à alteração dos locais de refeição e outras necessidades específicas.

No âmbito dos Planos de Contingência para os estabelecimentos de educação e ensino de Évora, elaborados pelos Agrupamentos de Escolas do Concelho, a Câmara Municipal sendo responsável por garantir alguns recursos e meios identificados nos referidos planos, realizou reuniões com os delegados de segurança das escolas para articulação da implementação dos Planos. Reuniões que contaram com a participação interna do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e da Divisão de Educação e Intervenção Social (DEIS).

Está ainda em elaboração pela autarquia um documento denominado Manual de Procedimentos Interno destinado aos serviços da DEIS e SMPC no âmbito do COVID-19, para o ano letivo de 2020/2021. Este manual é um contributo para a prevenção e combate da transmissão do coronavírus SARS-CoV-19, agente casual da COVID-19, nos estabelecimentos de educação e ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos) e secundário da rede pública do Concelho de Évora. O manual descreve os principais procedimentos a assegurar pelo Município de Évora que contribuam para o combate à pandemia da Covid-19 nos referidos estabelecimentos.

Encontra-se ainda a ser planeada uma formação destinada aos motoristas que asseguram os transportes escolares.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31