16 maio 2021
 
De novo às 6
18:00-20:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Vidigueira

COVID-19: Detetado surto com mais de uma dezena de infetados em lar de Vidigueira

Regional 23 Dez. 2020

Um surto com 14 utentes e cinco funcionários infetados com COVID-19 foi detetado num lar de idosos na vila alentejana de Vidigueira, no distrito de Beja, disse à Lusa o presidente do município.

O surto foi detetado na segunda-feira na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Dia da Fundação Domingos Simão Pulido, precisou Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira.

Segundo o autarca, depois de confirmado o primeiro caso de infeção, o de um funcionário, foram feitos, no domingo, testes de despiste do vírus a todos os outros funcionários e aos utentes do lar.

Os resultados dos testes foram conhecidos na segunda-feira e permitiram detetar as restantes 18 infeções, nomeadamente em mais quatro trabalhadores e em 14 idosos.

Todos os idosos infetados estão no lar, sem sintomas e isolados dos utentes não infetados, informou.

De acordo com Rui Raposo, após a confirmação do surto, foi mobilizada "de imediato" uma equipa da brigada de intervenção rápida do distrito de Beja para "reforçar os recursos humanos no apoio aos idosos" do lar.

A equipa está alojada num dos dois apartamentos da Câmara de Vidigueira situados na Horta de S. João e que o município definiu como Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) devido à COVID-19.

Trata-se de uma das brigadas criadas pela Segurança Social em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa para apoiar lares afetados por surtos e com incapacidade de resposta por falta de recursos humanos.

A mais recente atualização da situação epidemiológica no concelho de Vidigueira, publicada na segunda-feira no sítio de Internet do município, regista 134 pessoas infetadas pelo vírus da covid-19 desde o início da pandemia, das quais 115 estão com infeções ativas - 96 na comunidade e 19 no lar -, 18 já recuperaram e uma morreu.

Na passada sexta-feira, a Câmara de Vidigueira fechou equipamentos municipais e suspendeu o atendimento público presencial devido ao "aumento substancial" de casos de infeção e tendo em conta a "evolução dos níveis de propagação" do vírus da covid-19 e "a necessidade de garantir condições de segurança e saúde adequadas à prevenção de riscos de contágio" no concelho.

Segundo o município, Vidigueira registou um "aumento substancial" de casos na última semana, mas "mantém-se na situação de risco moderado" na atualização da lista dos concelhos de risco anunciada no dia 17 deste mês pelo Governo, porque a avaliação foi feita tendo "em conta um intervalo de datas que não contemplou ainda a atual realidade do concelho e que terá efeitos apenas na próxima avaliação".

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31