18 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid-19: DGS e INSA alertam que aumento do R(t) pode significar um crescimento da epidemia.

Está a crescer o índice de transmissibilidade (Rt) em todo o território, mas Portugal continua a cumprir todas as “linhas vermelhas” traçadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), para monitorizar a evolução da covid-19.

O relatório traçado refere que: “O aumento dos valores do índice de transmissibilidade (Rt) deve ser acompanhado com atenção durante a próxima semana, pois pode sinalizar o início de um período de crescimento da epidemia” .

Com uma ligeira tendência de crescimento dos casos, a incidência está agora nos 53 casos por 100 mil hab, não podendo ultrapassar os 120 casos, como definido pelo governo, avança a TVI, cintando os dados do relatório.

A DGS e INSA indicam que a incidência pode chegar aos 120 casos por 100 mil habitantes, dentro de 61 a 120 dias, sendo que o “número de testes realizados desceu nos últimos dias” e o número de internamento em cuidados intensivos continua estável, e “até com uma tendência ligeiramente decrescente”.

Observou-se um decréscimo do número de testes para deteção de SARS-CoV-2 realizados nos últimos sete dias”, nota o relatório.

A DGS refere ainda que se verifica no país, uma transmissão comunitária, do vírus que provoca a covid-19, de “moderada intensidade e reduzida pressão nos serviços de saúde”.

Fonte: Tvi24

Populares