COVID-19: Lançado projeto para “atenuar efeitos” em músicos do Alentejo

Regional 27 maio 2020

O cancelamento das apresentações de espetáculos "foi uma das primeiras medidas" decretadas para evitar a propagação do novo coronavírus que provoca a doença COVID-19, "deixando sem rendimentos milhares de portugueses ligados às áreas do espetáculo", referiu a Lendias d'Encantar em comunicado enviado à agência Lusa.

"Muito provavelmente" as áreas do espetáculo serão "das últimas atividades económicas a retomar a normalidade" e, por isso, a Lendias d'Encantar, de Beja, e o Musibéria, de Serpa, juntaram-se para lançar o projeto "A minha casa é uma pauta" para "atenuar os efeitos" em músicos do Alentejo "da paragem da atividade artística em Portugal".

Trata-se de "um projeto de fomento à criação musical em tempos de isolamento" social e que permite a músicos do Alentejo obterem "alguma receita", explicou a companhia, referindo que, desta forma, a iniciativa pretende "minimizar os graves efeitos económicos" que a pandemia "impõe aos criadores".

Segundo a companhia, o projeto, que conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, desenvolve-se em três fases, sendo que na primeira os promotores desafiam autores e músicos da região a comporem uma maqueta com uma ou duas músicas originais inspiradas na atual situação de pandemia e no que provocou no interior de cada um.

Os autores e músicos interessados em participar devem enviar a maqueta em formato digital para o endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao dia 15 de junho.

Numa segunda fase, os promotores vão analisar as músicas apresentadas e selecionar 10 para serem gravadas no estúdio do Musibéria e depois publicadas em formato CD.

Na terceira e última fase do projeto, os promotores irão realizar um concerto para os respetivos autores e músicos apresentarem ao público as 10 músicas selecionadas.

A organização do projeto garante o pagamento de 600 por cada uma das 10 músicas selecionadas e assegura as despesas de gravação, edição e publicação e do espaço e dos meios técnicos para o concerto de apresentação ao público das obras.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31