A quase totalidade dos 22 utentes de um lar privado em Redondo, ficou infetada com o vírus da COVID-19 e registou-se um óbito associado à doença, disse hoje o presidente da câmara.
O surto foi detetado, há cerca de uma semana, na Residência de Idosos Terceiro Éden, depois de uma funcionária ter apresentado sintomas, indicou à Lusa o autarca de Redondo, António Recto.
Segundo o autarca, que indicou que há também funcionários infetados, mas não soube precisar quantos, há uma semana, nos primeiros testes para o SARS-CoV-2 na instituição, foram detetados 11 utentes com o coronavírus e, depois, mais nove.
Uma utente deste lar infetada com o vírus da COVID-19 morreu na semana passada, adiantou, referindo que os restantes residentes infetados encontram-se "estáveis".
António Recto assinalou que a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), instalada no Pavilhão de Exposições, com 36 camas, e mais dois espaços do município estavam preparados para receber os utentes que tinham testes com resultado negativo.
Contudo, argumentou, a proprietária do lar recusou sempre a transferência dos utentes com teste negativo por não ter funcionários para os acompanharem e entendeu "fazer a divisão no próprio lar".
O autarca garantiu que foi ele próprio quem comunicou à diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central a pedir assistência médica para os utentes e solicitou à Segurança Social a colocação de uma brigada no lar.
"Existe uma enorme dificuldade em articular com as autoridades com competências nesta matéria, sobretudo com a Saúde Pública", criticou, considerando também que existiu "dificuldades de gestão" por parte da proprietária do lar.
A Lusa tentou contactar a proprietária da instituição, mas não obteve resposta por telefone ou correio eletrónico.
Mas, em declarações ao Jornal de Notícias (JN), a responsável alegou que o delegado de saúde lhe disse que "todos os utentes que estavam negativos seriam retirados do lar", frisando que "como a câmara não tinha espaço, nem camas, não retiraram nenhum".
"Por isso é que, quando vieram repetir os testes, os outros já estavam infetados", lamentou.
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional