As autoridades portuguesas passaram a aceitar, para feitos de emissão de certificado covid-19, as vacinas chinesas da Sinopharm (Vero Cell) e Sinovac (Coronavac), assim como a da multinacional indiana Bharat Biotech International (Covaxin).
A informação foi avançada através de uma circular emitida pelo Infarmed e pela Direção Geral da Saúde (DGS), onde pode ler-se que passaram igualmente a ser aceites para emissão de certificado covid-19 autorizadas em países terceiros, sublicenciadas pelo mesmo titular da Autorização de Introdução no Mercado, incluindo neste grupo as vacinas dos produtores Verity Pharmaceuticals (Canadá), Fiocruz (Brasil) e R-Pharm (Rússia).
Até agora, o Infarmed apenas validava para a utilização do certificado digital as vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês): a da Moderna, a da Pfizer, a da Janssen, a da AstraZeneca (Vaxzevria - com a designação AZD1222) e da indiana Covovax.
Recorde-se que desde ontem, segunda-feira, já não é preciso teste negativo para entrar em Portugal, bastando apresentar o certificado digital covid-19 da União Europeia ou outro comprovativo de vacinação reconhecido.
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional
27 Jun. 2022 Regional