11.5 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid-19: Município de Cuba contesta números da DGS sobre incidência de casos no concelho

A Câmara Municipal de Cuba contestou hoje os números da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre a incidência de covid-19 no concelho e criticou a “enorme disparidade” face aos dados da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

De acordo com a notícia avançada pela Agência Lusa, em comunicado, o município aponta para uma desatualização de oito dias no relatório de situação da DGS, de 25 de janeiro, que coloca o concelho com uma taxa de incidência de 6.224 casos por 100 mil habitantes, quando os dados fornecidos pela ARS Alentejo apontam para 4.875 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

A diferença, segundo o comunicado do presidente da câmara, João Português, explica-se com o facto de o relatório da DGS ser feito “com base em dados desatualizados em oito dias, ou seja, até ao passado dia 18”.

Segundo o autarca, os dados da ARS Alentejo, enviados ao município em 24 de janeiro, apontam mesmo para uma redução para 1.502 casos por 100 mil habitantes “se tivermos em conta apenas os últimos sete dias”, o que se traduz em “69 novos casos registados na última semana”.

Por isso, a autarquia não pode deixar de contestar a informação que continua a ser veiculada pela comunicação social, considerando que esta é pejorativa para a imagem do município e, acima de tudo, para a imagem e valor de todos os que trabalham diariamente para travar o avanço da doença no concelho”, é salientado no comunicado enviado à agência Lusa.

No documento, o presidente da Câmara de Cuba elogia ainda “todos os munícipes” que, nas últimas semanas, têm demonstrado um “comportamento cívico, responsável e rigoroso” no cumprimento das normas em vigor.

De acordo com o último boletim epidemiológico da DGS, divulgado ontem, o concelho de Cuba regista uma incidência de 6.224 casos por 100 mil habitantes em 14 dias, entre 05 e 18 de janeiro.

 

Populares