19.1 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

COVID-19: Município de Mértola aprova e reforça medidas de apoio a empresários do concelho

A Câmara Municipal de Mértola informa, em comunicado, que foram aprovadas diversas medidas de apoio aos empresários do concelho, de modo a ajudar todos os que foram afetados pela COVID-19.

“Relançar a dinâmica empresarial do concelho com programas de apoio, redução de pagamentos e incentivos ao consumo local são uma das prioridades para os próximos meses”, refere a autarquia.

De forma a dar apoio a todos os empresários que “durante o período de emergência estiveram fechados ou com atividade muito reduzida, a Câmara criou o programa de apoio direto à quebra de negócio/receita, baseado na faturação média calculada com base em três períodos homólogos dos anos de 2014, 2016 e 2018, e avaliado em função de vários critérios”.

Para beneficiar deste apoio será necessário fazer candidatura a esta medida do município, e juntar os comprovativos sempre que solicitado. Será criado um júri de avaliação das candidaturas, soberano na avaliação.

Em concertação com o Programa “Adaptar”, do Governo, de Incentivo à Adaptação do Comércio e Serviços em contexto da pandemia, a autarquia irá prestar apoio técnico na elaboração e acompanhamento das candidaturas às empresas que o solicitem.

Aos “consumidores não domésticos que, por imposição legal fecharam ao público os seus espaços comerciais e para os consumidores industriais que produzam bens facilmente perecíveis, a Câmara vai isentar o pagamento total da fatura da água, nos meses de maio, junho e julho”.

Para que todos sejam incluídos nestes programas de apoio, para os cafés e similares, a autarquia de Mértola suspende a cobrança de taxas de ocupação da via pública durante o atual ano económico, “até porque devido à necessidade de afastamento dos clientes, essas áreas poderão ser ampliadas”.

“Todos os estabelecimentos comerciais localizados nos espaços propriedade do Município, que estiveram fechados devido à pandemia, estão isentos do pagamento de renda nos meses de maio e junho. A renda de julho terá uma redução de 50 por cento”, acrescenta em nota.

“De modo a informar sobre todas as medidas em vigor, e sobre a diversa legislação que saiu sobre o tema, foi decidida a criação de canais informativos preferenciais, para esclarecimento de dúvidas e procedimentos, em parceria com a Associação de Empresários do Vale do Guadiana, nas várias organizações com responsabilidade direta na gestão da economia social e financeira do Covid 19.

Consciente do importante papel desempenhado pelos Bombeiros Voluntários de Mértola e pelas Instituições de Solidariedade Social do concelho no bem-estar de todos os mertolenses, e na resposta pronta perante as adversidades decorrentes da pandemia, foi decidido a isenção de 50 por cento na fatura da água destas instituições nos meses de maio, junho, julho”.

Populares