17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

COVID-19: Nasceu o primeiro bebé de mãe infetada em Évora

Nasceu esta noite de cesariana o primeiro bebé na região Alentejo de uma mãe infetada com COVID-19.

Segundo avança a Lusa, a grávida é proveniente do distrito de Beja e foi encaminhada para o Serviço de Obstetrícia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, visto esta entender não reunir as condições necessárias para a realização do parto.

A unidade hospitalar de Évora informou que na altura, foi “realizada PCR em tempo real” para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), ou seja, foi feito ao bebé um teste baseado numa reação de polimerase em cadeia, “cujo resultado deu negativo”.

De acordo com informações do HESE, as equipas multidisciplinares deste hospital incluindo obstetras, pediatras, neonatologistas, anestesiologistas, internistas e intensivistas, assim como enfermeiros e outros profissionais “estão preparadas para dar resposta aos casos de grávidas infetadas pelo novo coronavírus, acautelando as devidas medidas de segurança para doentes e profissionais. Existem circuitos próprios para grávidas infetadas e não infetadas, “considerando-se, como sempre, seguro dar à luz no Hospital do Espírito Santo de Évora”, frisou a unidade hospitalar.

Maria Filomena Mendes, presidente do Conselho de Administração do HESE afirma que “estamos muito satisfeitos com o sucesso deste nascimento no Hospital de Évora, hospital central do Alentejo, onde mãe e filha estão bem. É um sinal de esperança no contexto em que vivemos. Temos hoje o primeiro nascimento e ainda não registámos nenhuma morte, por isso, podemos dizer que esta é uma excelente notícia”.

 

 

 

Populares