22 Jun. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

EXCLUSIVO

Covid-19: Número de casos mal contados pelo Governo faz com que Alandroal fique confinado (c/som)

Regional 16 Abr. 2021

Hoje, em entrevista à nossa Rádio, o Autarca da Câmara Municipal de Alandroal - João Grilo - falou-nos sobre a situação do concelho na atualidade. Após a conferência de imprensa de ontem à tarde, com o primeiro-ministro António Costa, foi conhecido que tal como Alandroal, Beja também iria permanecer na 2º fase de desconfinamento. Contudo, hoje a DGS declarou que errou nos cálculos deste município, e assim Beja passa à próxima fase, já na segunda-feira. 

Quando questionado sobre estas medidas, João Grilo considerou "injustas", "dado a particularidade de Alandroal serem casos fora da comunidade, isolados e devidamente controlados". Assim, salienta que seria justo para o concelho ser considerada uma "situação de excepção", como já houve noutros casos.

Menciona também que o índice cumulativo a 14 dias neste momento coloca Alandroal fora de risco. " Nos últimos 16 dias, tem apenas 4 casos acumulados e 4 novos casos , o que fazendo as contas daria uma taxa de incidência de 80 e não de 120", salienta o autarca.

João Grilo gostaria que os dados mais atualizados tivessem sido tidos em conta, para Alandroal estar fora da situação de risco, como os seus concelhos vizinhos. No entanto, espera que a posição de Alandroal seja vista como um reflexo de risco que será comum a outros concelhos da região noutro momento. Relembra também que "com este critério único qualquer situação que ultrapasse os 6 casos em 540 km2, coloca logo o concelho em risco". 

O presidente da Câmara de Alandroal, enaltece que "tem de haver soluções intermédias, é altamente penalizador para os municípios de baixa densidade este critério único", porque vamos ter de conviver com uma situação de alguns casos no território à medida que se avança no desconfinamento, pois para haver "zero casos só se todos ficássemos fechados em casa", refere o autarca. 

Relativamente à restauração no concelho de Alandroal, o presidente menciona que irão continuar a receber os apoios da autarquia e lamenta que, não possam abrir portas dia 19 deste mês. 

João Grilo informa ainda que os trabalhadores dos estaleiros da ferrovia estão a ser testados massivamente. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30