15.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

COVID-19: Pres. da República afirmou que a situação “é grave” e que é preciso “repensar o Natal em família”

O Presidente da República considera que Portugal atravessa uma “situação grave” na pandemia de COVID-19 e pede empenho de todos para travar a doença, nem que para isso seja preciso “repensar o Natal em família”.

De acordo com a notícia da Rádio Renascença, à margem de uma visita ao Hospital de Braga, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “estamos já num período só comparável na gravidade na pandemia aquele que foi vivido no início da Primavera. Isso significa que é um período muito grave”.

O Governante disse ainda que era esperado que o número diário de casos ultrapasse o milhar, como aconteceu na quinta-feira: “Teremos de conviver com isso. Implica por um lado tomar medidas, e como sabem, terminando a situação de contingência no dia 15, já foi anunciado que o Governo vai reapreciar a situação e as medidas a adotar para depois de 15 de outubro em função dos números dos próximos dias e possível previsão duas semanas seguintes.”

“É preciso que as pessoas percebam que isto é uma tarefa de todos e essa tarefa de todos significa cada qual por si fazer um esforço”, apela o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que esse “esforço” pode ser utilizar máscara em espaços públicos mais movimentados ou repensar o Natal em família.

“Se é preciso repensar o Natal em família, repensa-se o Natal em família. Não pode ser um Natal com 100, 60, 50 ou 30 pessoas, divide-se o Natal pelas várias componentes da família. É preciso repensar programas que se tem com os amigos ou convivência social, é preciso ter precaução adicional. Neste período de pico que estamos a viver, vamos fazer esse esforço.”

O Presidente da República considera que “as pessoas têm um papel fundamental” no combate à pandemia, têm que cumprir, não basta tornar obrigatório.

(Fonte: RR)

Populares