Imprimir esta página

Ourique

COVID-19: Subiu para 27 o número de infetados no Lar de Santa Luzia em Ourique

COVID-19: Subiu para 27 o número de infetados no Lar de Santa Luzia em Ourique Foto: Misericórdia de Ourique
Regional 16 Set. 2020

Como a RC noticiou no dia 14 de setembro, a Câmara Municipal de Ourique, em nota, informou que “na sequência de um episódio hospitalar, foi identificado um caso positivo à COVID-19 de uma utente do Lar de Santa Luzia da Misericórdia de Ourique”.

Esta quarta-feira, a autarquia anunciou que o número de casos positivos no Lar subiu para 27, dos quais 14 utentes e 13 trabalhadores. Um dos infetados está internado no Hospital em Beja.

O Município de Ourique, em articulação com as Autoridades de Saúde, a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Ourique estão a acompanhar a situação, gerando condições de monitorização da evolução do estado de saúde dos infetados, que estão assintomáticos e permanecerão em quarentena vigiada.

Decorreu hoje uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMO, Proteção Civil, Saúde, Seg. Social e Misericórdia de Ourique) para a análise da atual situação das infeções por COVID-19 no Lar de Santa Luzia.

Todos os casos positivos (26) ficarão confinados nas instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia em Santa Luzia (uma vez que todos testaram positivo) e será contratada uma empresa especializada (multidisciplinar) para acompanhamento dos infetados, segundo as melhores práticas de saúde pública. Foram ainda ativados protocolos com o IEFP e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Os casos positivos que forem passando a negativos serão alojados em infraestruturas cedidas e preparadas pela Câmara Municipal. A saúde pública vai testar amanhã todo os contactos dos cidadãos infetados em Santa Luzia.

Está em curso uma enorme operação logística para responder à ocorrência, socorrendo quem foi infetado e assegurando aos restantes um quadro de segurança e tranquilidade nas dinâmicas que estão a decorrer na comunidade.