9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid 19: Surtos nas escolas do Alentejo são afinal 2 e não 29

Portugal tem afinal 68 surtos ativos de infeção em escolas pelo novo coronavírus, e não 477, corrigiu ao fim da tarde de ontem, uma nota enviada às redações pelo gabinete do secretário de Estado da Saúde, António Lacerda, que tinha avançado com um número de 477 durante a conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia de covid-19.

“Por lapso, foram referidos os surtos ativos no país a 16/11/2020, identificados pela DGS, no total de 477, em detrimento do número de surtos ativos em creches/escolas/universidades (ensino público e privado), no total de 68, e que agora se clarifica”, esclarece o gabinete de António Lacerda.

Tal como a Rádio campanário tinha noticiado, de acordo com a informação do secretário de Estado da Saúde, existiam no Alentejo 29 focos de contágio em estabelecimentos escolares, informação posteriormente retificada.

Os surtos identificados a distribuem-se da seguinte forma: 3 na região Norte, 11 na região Centro, 50 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 2 na região do Alentejo e 2 na região do Algarve, no total de 68 em Portugal Continental.

“Não nos parece que as escolas sejam focos de grande intensidade”, tinha referido António Lacerda Sales na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia da covid-19.

“Nada nos antecipa” que seja necessário mudar o calendário escolar, referiu o governante, que considerou que “as autoridades de saúde fazem bem o trabalho de segregação do que são os casos positivos, contactos de alto risco e contactos de baixo risco”.

Turmas, zonas de escolas ou estabelecimentos inteiros só fecham “caso a autoridade de saúde o entenda, de acordo com a estratificação do risco”.

Populares