Em comunicado a Universidade de Évora (UÉ) informa que vai realizar testes à COVID-19 para contribuir para o aumento da capacidade de resposta do SNS.
A universidade tem em vista a realização de 300 testes por dia de forma a apoiar o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e as instituições de apoio a idosos da região.
Para ser possível a realização dos testes estão envolvidas diversas Unidades de Investigação da UÉ e também a Escola Superior de Enfermagem São João de Deus que irá fazer a recolha nos lares de idosos.
Posteriormente as amostras serão testadas no Laboratório de Virologia Vegetal do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento onde chegarão já com as partículas virais inactivadas, pelo que a equipa trabalhará com o material genético, minimizando a manipulação de partículas virais ativas e evitando riscos de contaminação.
A extração do RNA viral será efetuada com recurso a kits de extração manual e automática e a identificação será realizada por PCR em tempo real com recurso às metodologias propostas pelo Instituto de Medicina Moleculare validadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
A realização dos testes ficará a cargo de uma equipa de professores e investigadores da UÉ do Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Microbiologia do Solo e Laboratório de Virologia Vegetal do MED, do Departamento de Fitotecnia e do Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia e do Laboratório HERCULES.
O investimento necessário para a adaptação e reforço do Laboratório de Virologia Vegetal ronda os quarenta mil euros, que a Universidade de Évora assegurará com o mecenato científico de uma entidade bancária.
23 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional