13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

COVID-19: Vacina experimental da Universidade de Oxford produziu resposta imunitária

Uma vacina experimental para a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, revelou-se segura e produziu resposta imunitária na primeira fase dos ensaios clínicos, segundo dados divulgados esta segunda-feira.

De acordo com a Rádio Renascença, a informação tornada pública é referente a testes que foram realizados num grupo de voluntários saudáveis.

O fármaco passou a segunda fase de testes. A vacina, com nome de código AZD1222, está a ser desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Os ensaios clínicos realizados não detetaram quaisquer efeitos secundários graves e comprovaram que a vacina obteve respostas imunitárias a anticorpos e células T, indicam os resultados publicados no jornal “The Lancet”.

Sarah Gilbert, da equipa de desenvolvimento da vacina, afirma que “ainda há muito trabalho para ser feito antes de podermos confirmar que a nossa vacina ajudará a gerir a pandemia de Covid-19, mas os primeiros resultados são promissores.

“Ainda não sabemos qual a resposta imunitária necessária para provocar um efeito de proteção eficaz contra uma infeção de SARS-CoV-2”, sublinha Sarah Gilbert.

Populares