08 Fev. 2023
 
Terço
19:30-20:00

Crato investe um milhão de euros em Centro Interpretativo do Urbanismo e História!

Regional Escrito por  Por Lusa 25 Jul. 2022

A Câmara do Crato (Portalegre) vai avançar em setembro com a construção de um centro interpretativo do urbanismo e história daquela vila, num investimento de um milhão de euros, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município indica que a obra já foi adjudicada e conta com uma duração prevista de 365 dias, sendo o projeto da autoria do arquiteto José Manuel Nunes.

O Centro Interpretativo do Urbanismo e História vai ficar instalado num edifício situado na praça do município, junto à Varanda do Prior do Crato.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, sublinha que “é talvez o edifício mais icónico” daquela vila pela sua “inter-relação” com a Varanda do Prior do Crato.

“Este edifício remonta ao século XVI e infelizmente chegou à atualidade em absoluta ruína, resultado de sucessivas intervenções desordenadas, que não respeitaram o valor histórico patrimonial”, acrescenta.

A intervenção no edifício visa dotar aquele espaço de condições de visita aos turistas, para partilha de conhecimento sobre o urbanismo e a história do Crato.

Este projeto de recuperação está englobado numa estratégia de obras que a autarquia tem vindo a desenvolver, no âmbito da requalificação do centro histórico.

A Câmara do Crato indica ainda que, no piso térreo do edifício, vão ficar instalados os espaços destinados ao público em geral, com as valências de museologia destinadas ao entendimento da história e evolução urbanística da vila do Crato, e, no piso superior, vão ficar alojadas as salas de eventos.

Ainda no piso térreo, com um pátio interior em que se destaca uma porta gótica e o acesso aos paços do concelho, os visitantes vão poder usufruir de salas dedicadas ao megalitismo e povoados iniciais, uma sala que aborda a fundação e povoamento da vila do Crato e uma sala denominada por “carismáticos”.

O equipamento vai contar ainda com uma “maquete gigante” tátil sobre a vila histórica do Crato e uma sala dedicada aos planos urbanísticos e planos estruturantes, designada por “Sala do Amanhã”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28