25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cruz Vermelha de Portalegre pretende construir um Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Demência

A delegação de Portalegre da Cruz Vermelha pretende construir um Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Demência, num investimento que ascende aos cinco milhões de euros, criando mais de 60 postos de trabalho.

Segundo o presidente da delegação da Cruz Vermelha de Portalegre, Nuno Borda d´água, explicou à Lusa que “o projeto está entregue na Câmara de Portalegre desde o dia 02 de agosto, já foi cedido um terreno [pelo município], mas ainda não temos a escritura feita”,

Este projeto surge na sequência de “duas necessidades”, a primeira delas conseguir “agregar toda a estrutura” da Cruz Vermelha de Portalegre “no mesmo local”, segundo Nuno Borda d´água.

A segunda necessidade do projeto, passa eliminar uma “lacuna” existente no Alentejo, ao avançar com a construção do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Demência, nomeadamente na área da doença de Alzheimer.

Segundo a notícia avançada pela Lusa, o Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Demência vai contar com “58 camas”, criando “mais de 40 postos de trabalho”.

Este centro integrará ainda uma unidade de dia de Neuro Intervenção, com uma unidade residencial, serviço de apoio domiciliário especializado, uma unidade de apoio ao cuidador e um centro de formação.

A delegação da Cruz Vermelha tem “15 postos de trabalho”, a valência de apoio domiciliário especializado pretende dar resposta a “30 utentes”, sendo que nesta área devem ser criados mais “20 a 25 postos de trabalho”, refere Nuno Borda d´Água.

Neste momento não existem verbas para poder desenvolver de imediato o projeto, o presidente da delegação da Cruz Vermelha de Portalegre espera que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) possa ser uma “ferramenta fundamental” para que este projeto se concretize, segundo a lusa.

 

Populares