Cumeada entre as melhores do mundo - A Aldeia Alentejana recebeu selo de Best Tourism Village! (C/ Fotos)

Cumeada entre as melhores do mundo - A Aldeia Alentejana recebeu selo de Best Tourism Village! (C/ Fotos) https://www.facebook.com/apolonia.rodrigues
Regional 03 Dez. 2021

A Aldeia da Cumeada, no concelho de Reguengos de Monsaraz, recebeu ontem o selo de Best Tourism Village!
 
A cerimónia decorreu em Madrid.
 
Existem oportunidades que não podem ser perdidas e embora a Cumeada possa, numa primeira análise, não ter os recursos turísticos tradicionalmente atribuídos a uma aldeia, conta Apolónia Rodrigues doDark Sky® Alqueva, na verdade a implantação da sede do Dark Sky® Alqueva e do seu Observatório Oficial na antiga escola primária, permitiu um outro caminho que aposta na diferenciação e inovação.
 
A isto juntam-se a integração do Dark Sky® na UNWTO como Membro Afiliado, em projectos internacionais como o One Planet Travel with Care e WORLDCOB, e a assinatura de acordos internacionais, tais como a Glasgow Declaration e a Global Tourism Plastics Initiative. E para complementar, a instalação de uma unidade de alojamento, a Casa da Cumeada, que promove a alimentação saudável dentro do conceito de macrobiótica mostra bem a capacidade de equilíbrio entre a vida tradicional de uma aldeia e os elementos inovadores que surgem e se enraizam.
 
O Dark Sky® Alqueva é um destino de astroturismo certificado como Starlight Tourism Destination desde 2011 e com dezenas de prémios internacionais, especialmente a partir de 2019, que promove um modelo integrado de desenvolvimento sustentável. Este modelo aplica uma visão de curto, médio e longo prazo, e que desde a sua criação tenho vindo a aprimorar com base na experiência, obstáculos e as mudanças sociais que alteram formas de ver, sentir e viver, não somente nossas como dos visitantes e residentes.
 
Foi entendimento da equipa do Dark Sky® Alqueva que este modelo de desenvolvimento e que se traduz na forma como o próprio destino se desenvolve em todo o seu território, incluindo a Aldeia da Cumeada, seria motivo de diferenciação face a outra forma de desenvolver e ver as aldeias e por isso suficientemente forte para ser candidatado a um selo da UNWTO.
 
O processo de candidatura teve início este ano, após a divulgação do programa pela UNWTO em 26 de Maio de 2021, e culminou com a consagração da Aldeia da Cumeada, ontem em Madrid.
 
Mas isto é apenas o início, pois este selos têm de ser vistos com muita responsabilidade e na verdade, a partir de agora, espera-se muito de todos nós, do Dark Sky® Alqueva, da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, da União de Freguesias de Campo Campinho, dos empresários da aldeia e da região e dos residentes para que continuemos a crescer, a apostar na qualidade e inovação e acima de tudo numa nova visão de sustentabilidade para turismo rural.
 
Esta designação não poderia ter acontecido sem o apoio do Turismo de Portugal, entidade responsável por apresentar a candidatura portuguesa, e que nos tem apoiado na melhoria do Observatório Oficial, marketing internacional e na sensibilização para o combate à poluição luminosa e da Secretaria de Estado do Turismo.
 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31