Evora

Curso de Medicina em Évora "talvez, mas só depois de bem avaliadas as possibilidades", diz ex-ministra da Saúde (c/som)

Regional 25 Set. 2019

A Universidade de Évora poderá vir a ter um curso de medicina, é esta a convicção de todos os candidatos pelo círculo eleitoral de Évora, que fazem constar a medida nos seus programas eleitorais.

A ideia ganha força e apoiantes com a construção do Novo Hospital Central do Alentejo, que traria condições de excelência para a formação de médicos no Alentejo, bem como para a sua fixação na região.

Neste sentido a Rádio Campanário falou com Maria de Belém Roseira, ex-ministra da saúde em anteriores governos socialistas.

Para a ex-ministra “embora seja uma proposta de todos os partidos” é necessário “avaliar se existe escala para formar médicos” na Universidade de Évora.

“Curso de Medicina em Évora só com muita segurança e qualidade”
Maria de Belém 

 

Maria de Belém considera que “a formação em medicina é muito exigente e extraordinariamente cara”, lembrando ainda que “sem esquecer as questões éticas relativamente a utilização dos doentes para formação de médicos, que é cada vez mais exigente”.

A medicina e os cursos de medicina “tem de ser vistos como desenvolvimento humano e não com outro tipo de objetivos”, considera a ex-ministra, acrescentando mais uma vez que “temos que avaliar a escala, se existem as especialidades todas e se existe capacidade formativa”.

Questionada pela RC sobre se é a favor da abertura do curso de medicina na Universidade de Évora, Maria de Belém Roseira considera que “temos médicos considerados excelentes em qualquer parte do mundo, por isso é que os vêm cá buscar, logo o nosso nível de formação tem de ser muito exigente”.

A ex-ministra afirma que “se esses critérios forem preenchidos” em Évora, “não tenho nada a opor”, acrescentando que, no entanto, “não me posso pronunciar pois não conheço o projeto”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30