14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CVRA dá a conhecer mais de 700 vinhos do Alentejo em Lisboa com “grande ação no mercado nacional” (c/som)

Mais de sete centenas de vinhos do Alentejo vão estar, de 13 a 15 de outubro, em prova aberta no Centro Cultural de Belém, através da “grande ação no mercado nacional” promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), denominada “Vinhos do Alentejo em Lisboa”.

À RC, Tiago Caravana, da CVRA, explica que a iniciativa conta co ma presença de “cerca de oitenta produtores em prova”, ou seja, “mais de 700 vinhos em prova aberta” que podem ser degustados sábado e domingo, dias 13 e 14, pelos consumidores e segunda-feira, dia 15, por profissionais.

Já na sua 10ª edição, o certame é realizado este ano, pela primeira vez, “sem qualquer apoio comunitário”, disse Tiago Caravana, o que não impediu esta entidade de aprimorar a iniciativa, exemplo disso é a realização do terceiro dia de provas para profissionais.

Ainda assim, são duas as novidades que a CVRA apresente aos amantes da vitivinicultura. Primeiro, “parte dos bilhetes vai reverter para associação Plantar uma Arvore”, que através da campanha Um Copo de vinho do Alentejo, uma Árvore vai “ajudar a reflorestar Portugal e recuperar destes inúmeros incêndios que temos sofrido”. E em segundo, “os copos terão um chip que permite aos visitantes irem registando os vinhos que vão sendo provados”, através dos quais, depois, “recebem em casa um email com os vinhos que provou, dados dos produtores e tudo isso”, explicou.

Realizado anualmente por esta entidade, o certame “há dois anos que coincide com a Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo”, iniciado a 29 de setembro “com 14 restaurantes, cada um com um petisco e um vinho do Alentejo”. Para esta edição, o vinho alentejano continua a ser o centro das atenções, contando ainda com várias atividades programadas, tais como “várias provas comentadas, eventos de storytelling, harmonizações de vinhos com comidas e a atuação do DJ Pedro Simões”, disse o responsável.

Populares