Imprimir esta página

Da Guarda a Ervidel (Aljustrel) – Prepara-se Rota Turística pela EN 18

Regional 11 Mar. 2021

A EN 18, que tem o seu quilómetro zero quase no centro da Guarda e o seu último quilómetro, o 388, em Ervidel, no Alentejo, prepara-se para se tornar numa Rota Turística, a exemplo do que já acontece com a mítica EN2.

O Clube Escape Livre está a preparar uma rota para dar a conhecer “o menos conhecido” e “o mais importante” da Estrada Nacional 18 (EN 18), que começa na Guarda e termina em Ervidel (Alentejo), foi hoje anunciado.

A iniciativa insere-se nas Rotas de Portugal que o Clube Escape Livre, com sede na cidade da Guarda, vai iniciar este ano, e envolve “as principais Estradas Nacionais” que estão relacionadas com a cidade mais alta do país, segundo o presidente do clube, Luís Celínio.

“Ao longo destes 388 quilómetros há, naturalmente, cidades, há aldeias históricas fantásticas, temos os vinhos da Beira Interior e do Alentejo, temos um percurso com estrada de montanha e de planície. Temos uma série de fatores que eu acho que são determinantes para que, quem gosta de conhecer Portugal, possa ter como tema uma estrada nacional”, explicou.

No âmbito do projeto que está a ser desenvolvido em torno da EN 18, o Clube Escape Livre irá “mostrar o menos conhecido que ela tem e o mais importante que ela tem ao longo dos seus 388 quilómetros”.

A direção do Clube Escape Livre admite apresentar o projeto em julho, com a colaboração da Câmara Municipal da Guarda.

A rota pela EN 18 envolverá outras Câmaras Municipais situadas ao longo do percurso “que também estão interessadas em apoiar este projeto e marcar no seu concelho o quilómetro da estrada que o percorre”, segundo Luís Celínio.

A EN18 entra no Alentejo junto ao Monumento Natural das Portas do Rodão, ligando o concelho de Nisa a Vila Velha de Rodão.