Alqueva

Dark Sky Alqueva nomeado para prémio mundial de Turismo Responsável

Dark Sky Alqueva nomeado para prémio mundial de Turismo Responsável Miguel Claro
Regional 09 Out. 2019

O Dark Sky Alqueva encontra-se nomeado para os prémios mundiais de Turismo Responsável da World Travel Awards, depois de ter conquistado este ano os prémios europeus.

A votação para o Europe’s Responsible Tourism Award encontra-se aberta até 20 de outubro, através deste link. Cada voto conta para levar ainda mais longe a missão de proteger este céu escuro e aumentar a consciência sobre a poluição luminosa.

O Dark Sky® Alqueva é sem dúvida o primeiro destino de astroturismo português, cuja criação remonta a 2007. Tendo por base o conhecimento adquirido que permitiu acreditar e apostar no astroturismo como uma importante tendência futura da procura turística, avançou-se em 2007 para o desenvolvimento de um destino sustentável em que o recurso céu noturno fosse o pilar da base de trabalho. Aliado ao desenvolvimento turístico sustentável, a missão reside ainda em proteger o céu noturno e com isso trabalhar com o objetivo de atingir valores próximo de zero, no que diz respeito à poluição luminosa.

Em 2011, o Dark Sky® Alqueva tornou-se o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e em 2018 o primeiro transfronteiriço. Começou com seis concelhos Portugueses, aos quais se associaram Mértola, Évora, Serpa e Redondo e hoje abrange uma área, entre Portugal e Espanha, de 9.700,00 km2 em torno do Lago Alqueva.

A Rota Dark Sky® oferece diversas actividades de observação astronómica a olho nu ou com telescópios, que podem ser realizadas no Observatório Oficial Dark Sky®, na Cumeada, ou em qualquer zona do território certificado sempre guiadas por um Guia Dark Sky®. Para além destas atividades, foram desenvolvidas outras complementares que podem ser realizadas à noite mas também de dia, tais como passeios pedestres que combinam património e natureza, canoagem, yoga do Sistema Solar, passeios a cavalo, passeios e workshops fotográficos, passeios vínicos e provas de vinho normais e cegas, team building, orientação, bird watching, wildlife watching, entre outras sob consulta. Das atividades que podem ser realizadas de noite, destacamos os workshops de astrofotografia privados ou em grupo, liderados pelo astrofotógrafo internacional Miguel Claro. Das experiências de carácter diurno, destacamos os passeios de barco pelo Alqueva, a pesca, o Sunset Dark Sky® com observação do sol através de telescópio solar acompanhado de aperitivo Gin Sharish ou Cocktail não alcoólico, e ainda o balonismo ao nascer ou ao por do sol. Estas são algumas das atividades mais procuradas, mas a equipa e os parceiros estão sempre disponíveis para novas criações e desenvolvimento de programas por medida.

A Rede de Destinos Dark Sky® continua a crescer e por isso este ano foi iniciado o trabalho com a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRV) para criação do Dark Sky® Vale do Tua, que integrará a área do Parque Natural Regional do Vale do Tua.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30