12 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dark Sky Party, a 12 e 13 de julho, tem Universo como limite (c/som)

O Centro Náutico de Monsaraz vai ser palco, nos dias 12 e 13 de julho, da festa de astronomia Dark Sky Party. A iniciativa, que acontece pela segunda vez, pretende conjugar a beleza e riqueza do céu noturno de Alqueva, com atividades que vão desde o desporto, passando pela música e, claro, o estudo e observação do universo.

Tendo como principal atividade o astro turismo, o Dark Sky Alqueva é um programa de sustentabilidade que desenvolve uma gestão integrada do destino através da colaboração com atores locais, nomeadamente municípios e empresários. A sustentabilidade é procurada, referiu Apolónia Rodrigues, coordenadora do projeto, através da aposta na eficiência energética, uma vez que isso representa uma diminuição de custos e um menor impacto ambiental. Nesse âmbito, e na tentativa de diminuir a poluição luminosa, o projeto tem feito uma aposta constante na inovação e colaboração com agentes regionais, nacionais e internacionais, juntando profissionais das mais diversas áreas que vão desde a engenharia civil, astrofísica, e cosmologia, entre outros.

A Rádio Campanário falou com a coordenadora do projeto, que deu a conhecer as especificidades do Dark Sky Alqueva e dos turistas que a ele aderem. Apolónia Rodrigues contou-nos ainda, em pormenor, o programa de atividades definido para Dark Sky Party.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/apolonia%20rodrigues%20dark%20sky_27junho.MP3{/saudioplayer}

O projeto Dark Sky Alqueva, implementado há dois anos, teve como consequência a classificação de “Starlight Tourism Destination”, atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo, tendo sido a primeira região do mundo a obter a certificação. No programa estão integrados os municípios de Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, para além de 16 empresas, incluindo unidades turísticas e restaurantes.

Populares